
Bento Gonçalves registrou, na noite desta sexta-feira (9), o segundo assassinato de 2026, em um intervalo de apenas nove dias, reacendendo o alerta sobre a violência letal no município. O crime ocorreu por volta das 23h30min, próximo a um bar na Rua dos Pinheiros, no bairro Ouro Verde, onde um homem de 34 anos foi morto a tiros. A identidade da vítima ainda não foi oficialmente divulgada.
De acordo com informações repassadas pela Brigada Militar, a vítima foi atingida por ao menos quatro disparos de arma de fogo, principalmente nas regiões do pescoço e do tórax. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para prestar socorro, mas ao chegar no local a equipe apenas pôde constatar o óbito.
Ainda conforme a ocorrência registrada pela BM, o homem possuía antecedentes por roubo a estabelecimento comercial (19 vezes), além de registros por furto e ameaça.
Após a confirmação da morte, a Brigada Militar realizou o isolamento da cena do crime, preservando o local até a chegada do Instituto-Geral de Perícias (IGP), responsável pelos levantamentos técnicos. As causas e circunstâncias do homicídio serão apuradas pela Polícia Civil, que deverá investigar tanto a motivação quanto a autoria do crime.
Até o momento, não há confirmação oficial sobre suspeitos, prisões ou a linha de investigação principal.
O segundo homicídio do ano acontece pouco tempo após o primeiro caso, registrado também em uma sexta-feira.
O primeiro assassinato de 2026 em Bento Gonçalves ocorreu na noite de 2 de janeiro, por volta das 23h30min, quando Evandro Borba, de 57 anos, conhecido como “Tortinho”, foi executado com tiros na cabeça às margens da BR-470, na divisa entre os bairros Conceição e Juventude da Enologia.
Na ocasião, moradores relataram ter ouvido diversos disparos e o local foi atendido por forças de segurança, com isolamento para perícia e encaminhamento do caso para investigação.
Com dois assassinatos em menos de 10 dias, Bento Gonçalves inicia 2026 sob clima de preocupação, especialmente por se tratar de crimes cometidos durante a noite e com características de execução, o que costuma levantar suspeitas sobre disputas e acertos de contas — hipóteses que só poderão ser confirmadas após o avanço da investigação policial.