
Uma ação rápida da Brigada Militar impediu um roubo a residência no interior de Farroupilha, na Serra Gaúcha, na noite desta sexta-feira (2). O confronto terminou com um criminoso morto, um homem preso e um adolescente apreendido. Nenhum policial ou morador ficou ferido na ocorrência.
O fato aconteceu por volta das 21h30, na localidade de Capela de Todos os Santos (Busa), onde, segundo informações repassadas à BM, três suspeitos armados estariam dentro de uma residência, rendendo uma família durante o roubo.
Equipes do 36º Batalhão de Polícia Militar, do 12º BPM e do 4º Batalhão de Choque foram mobilizadas e se deslocaram até a propriedade. Ao chegarem ao local, os policiais surpreenderam os suspeitos, que atiraram contra as guarnições. Houve revide por parte da Brigada Militar.
Após o confronto inicial, os criminosos fugiram para uma área de mata, abandonando no interior da residência um veículo, cerca de R$ 12 mil em dinheiro, celulares e armas, que seriam o alvo do crime.
Durante as buscas, um dos suspeitos, Leonardo de Oliveira Santos, de 18 anos, com antecedentes por tráfico de drogas e roubo de veículo, entrou em confronto novamente com uma equipe da Brigada Militar. Ele atirou contra os policiais, que revidaram. O jovem foi atingido e morreu no local. Com ele, foi apreendido um revólver calibre .38.
Leonardo será velado na Capela Mortuária do bairro Fátima, em Caxias do Sul, e o sepultamento está marcado para as 14h30 deste domingo (4), no Cemitério Municipal de Caxias do Sul.
Após um cerco policial que se estendeu durante a noite, os outros dois envolvidos foram localizados e capturados na manhã deste sábado (3). Um deles tem 24 anos e foi preso, enquanto o outro, de 16 anos, foi apreendido. Ambos possuem antecedentes policiais e são residentes de Caxias do Sul, conforme informou a Brigada Militar.
Com os dois, os policiais apreenderam armas e dinheiro. Eles foram encaminhados à Delegacia de Polícia para o registro da ocorrência e os procedimentos legais.
Apesar da gravidade da situação e da troca de tiros, nenhum policial e nenhum integrante da família vítima do roubo ficou ferido. A Brigada Militar destacou que a ação evitou que o crime tivesse consequências ainda mais graves e reforçou o trabalho ostensivo no combate a crimes violentos na região.
O caso será investigado pela Polícia Civil, que irá apurar todos os detalhes da ocorrência e a participação de cada envolvido.