
A estátua do Cristo Protetor, localizada em Encantado (RS), recebe neste fim de semana um espetáculo de luz e projeção em reconhecimento à corrente de solidariedade que emergiu após as enchentes que devastaram a região em 2023 e 2024. Com 43,5 metros de altura, o monumento é a mais alta estátua de Cristo do Brasil e tem se tornado um importante ponto de turismo religioso.
O evento, que utiliza tecnologia de laser, reúne moradores e visitantes para refletir sobre a importância de ajudar o próximo. "Nosso objetivo é que todos tenham um momento de reflexão e saiam daqui diferentes do que entraram", afirmou o diretor do espetáculo, Elias da Rosa. Durante a apresentação, rostos de moradores que enfrentaram as enchentes foram projetados na estátua, incluindo o da pedagoga Tânia Sirley Hennig, que perdeu quatro familiares na tragédia.
O bombeiro Lucas Moreira de Oliveira, que participou dos resgates, também foi homenageado. "Imagens tristes, mas também muito felizes por ter essas pessoas que ajudaram a comunidade e a nós, bombeiros", declarou. A celebração contou ainda com a presença de Dona Maria Elisa, que comemorou seu aniversário de 67 anos no evento, destacando a importância do momento.
Desde sua abertura parcial para visitação, o Cristo Protetor já recebeu mais de 560 mil turistas de 62 países. O espetáculo de projeção segue até este domingo (21), atraindo visitantes em busca de esperança e renovação após os desafios enfrentados pela comunidade local.
O monumento, que pesa 1.712 toneladas e foi construído em aço e concreto armado, leva a assinatura do escultor Markus Moisés Rocha Moura. A construção durou dois anos, iniciando em junho de 2019 e finalizando em abril de 2022. A altura total do mirante é de 33 metros em relação à base, oferecendo uma vista panorâmica da região.