
O pagamento antecipado do IPVA 2026 teve início nesta terça-feira, 16 de outubro, no Rio Grande do Sul. Proprietários de veículos que quitarem o imposto até 30 de dezembro poderão obter descontos que chegam a 25,69%, considerando os benefícios da antecipação e os programas Bom Motorista e Bom Cidadão.
Os contribuintes que optarem pelo pagamento até o final de dezembro garantem um desconto adicional de 3% pela antecipação e evitam a correção pela UPF/RS, estimada em 4,43%, resultando em uma redução total de 7,11% no valor do tributo. Aproximadamente 900 mil veículos, ou cerca de 22% da frota tributável, podem se beneficiar do abatimento máximo.
Além da opção de pagamento à vista, o IPVA 2026 pode ser parcelado em até seis vezes sem juros, desde que a primeira parcela seja paga até 30 de janeiro. Os contribuintes que optarem por essa modalidade também têm acesso a descontos progressivos: 3% em janeiro, 2% em fevereiro e 1% em março, sempre somados aos benefícios dos programas de desconto.
O Bom Motorista oferece descontos com base no tempo sem registro de infrações de trânsito: 15% para quem não teve multas entre 1º de novembro de 2022 e 31 de outubro de 2025, 10% para quem está sem multas desde 1º de novembro de 2023 e 5% para quem não cometeu infrações desde 1º de novembro de 2024. Em 2026, cerca de 920 mil veículos têm direito ao desconto máximo do programa, totalizando aproximadamente R$ 235 milhões em benefícios.
O programa Bom Cidadão concede descontos a quem solicita nota fiscal com CPF, variando de 1% a 5% dependendo da quantidade de notas acumuladas. Neste ano, 908 mil veículos foram contemplados, resultando em R$ 93 milhões em deduções, abrangendo 39% da frota tributável.
A consulta do valor do IPVA e a geração do QR Code para pagamento devem ser realizadas exclusivamente pelo site da Receita Estadual ou pelo aplicativo IPVA RS, com autenticação via gov.br. O governo do Estado não envia boletos nem links de cobrança. Os pagamentos podem ser feitos em instituições como Banrisul, Banco do Brasil, Bradesco e Sicredi, além das lotéricas da Caixa Econômica Federal. A Receita Estadual alerta os contribuintes a conferirem os dados do destinatário antes de efetuar o pagamento para evitar fraudes. As alíquotas do IPVA 2026 são de 3% para automóveis e camionetas, 2% para motocicletas e 1% para caminhões, ônibus e veículos de locação.