
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), prendeu 102 pessoas investigadas por homicídio nas últimas três semanas durante a Operação Cerco Fechado, ação que teve como foco a captura de foragidos considerados de alta periculosidade.
Coordenada pelo diretor do DHPP, delegado Mario Souza, a operação foi realizada ao longo de 21 dias e resultou na prisão de 63 foragidos em Porto Alegre, 22 na Região Metropolitana e 17 no interior do Estado. Segundo a polícia, todos os detidos tinham envolvimento direto com crimes contra a vida.
As ações ocorreram de forma simultânea em Porto Alegre e em municípios da Região Metropolitana, como São Leopoldo, Novo Hamburgo, Esteio, Alvorada, Gravataí e Canoas, além de cidades do interior, entre elas Pelotas, Viamão, Santa Maria, Passo Fundo e Caxias do Sul.
Com atuação considerada discreta e baseada em trabalho de inteligência, a operação priorizou levantamentos investigativos e cruzamento de informações para localizar suspeitos que estavam fora do alcance do sistema de Justiça. De acordo com o DHPP, o objetivo central foi reduzir a circulação de indivíduos com histórico de extrema violência, responsáveis por parcela significativa dos homicídios registrados no Estado.
Para a Polícia Civil, a retirada desses foragidos das ruas tem impacto direto na prevenção de novos crimes e no enfraquecimento de grupos criminosos, além de reforçar a capacidade de resposta do poder público no enfrentamento à violência letal.
Em nota, o delegado Mario Souza afirmou que o resultado alcançado em curto espaço de tempo demonstra “a capacidade operacional e o comprometimento das equipes de investigação em todas as regiões do Estado”, ressaltando que a operação reforça o foco da Polícia Civil na proteção da vida e na responsabilização dos autores de homicídios.