Progresso tecnológico: uma mudança histórica (Cidade do Vaticano, 5 de novembro de 2020) - O Vídeo do Papa para novembro acaba de ser lançado com a intenção de oração que Francisco confia a toda a Igreja Católica por meio da Rede Mundial de Oração do Papa (que inclui o Movimento Eucarístico da Juventude - EYM). Este mês, o Santo Padre chama a nossa atenção para a mudança histórica que a humanidade vive graças aos avanços da inteligência artificial. Para Francisco, esse progresso deve sempre “servir à humanidade”, respeitando a dignidade humana e cuidando da Criação. Esta edição do Vídeo do Papa foi realizada com o apoio da Enel, uma empresa multinacional de energia e um dos principais players nos mercados mundiais de energia, gás e energias renováveis.
Verdadeiro progresso
Não é novidade que, nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) avançou exponencialmente, conforme evidenciado por suas inúmeras aplicações em diferentes áreas do conhecimento. Hoje, 37% das organizações no mundo implementaram IA de alguma forma (o que representa um aumento de 270% nos últimos quatro anos).
O Papa Francisco esclarece que este progresso, assim como o da robótica, “pode tornar possível um mundo melhor se ele estiver unido ao bem comum”. Nesse sentido, ele espera um progresso tecnológico que não aumente as desigualdades na sociedade; se assim for, não será um “verdadeiro progresso”, que leve em consideração a dignidade da pessoa humana e zele pela Criação.
A inteligência artificial é capaz de resolver muitos problemas que a humanidade enfrenta: entre outros, pode avaliar a capacidade de aprendizagem dos alunos, a fim de detectar oportunidades de melhoria; pode ajudar pessoas com deficiência visual ou auditiva, desenvolvendo melhores ferramentas de comunicação (como a conversão de texto em fala ou fala em texto); e pode agilizar a coleta, processamento e difusão de dados de saúde para melhorar o diagnóstico e o tratamento de pacientes, especialmente aqueles que vivem em áreas remotas. O mesmo se aplica no campo da ecologia: por exemplo, graças à inteligência artificial, é possível analisar dados sobre as mudanças climáticas e criar modelos que podem ajudar a prever desastres naturais. Também pode ser usado para criar cidades inteligentes e sustentáveis: reduzindo os gastos urbanos, melhorando a resiliência das rodovias e aumentando a eficiência energética, entre outras coisas. As possibilidades de utilização deste progresso tecnológico para o bem comum são vastas, e este vídeo, feito a partir de imagens da Enel e do Instituto Italiano de Tecnologia, mostra algumas delas.
Servindo a humanidade
“A inovação”, diz o CEO da Enel, o engenheiro Francesco Starace, “colocou à nossa disposição ferramentas extraordinárias que precisamos ser capazes de usar da melhor maneira possível. Como reafirma o Papa Francisco, é nossa tarefa garantir que os benefícios resultantes sejam distribuídos de forma justa e criem oportunidades e bem-estar. Para orientar positivamente nossas ações e escolhas em relação ao presente e ao futuro, devemos colocar o respeito às pessoas e ao meio ambiente em primeiro lugar, adotando uma visão baseada na sustentabilidade. Só assim a evolução tecnológica pode ser aliada da humanidade e criar oportunidades que, até poucos anos atrás, nem sequer podíamos imaginar.
Pe. Frédéric Fornos S.J., Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, diz: “A transformação de nossas sociedades também transforma nosso trabalho. Estas são mudanças rápidas que temos que dirigir para que sejam para o bem de todos. Esta intenção de oração reforça a ideia de que o benefício que a humanidade obteve (e continuará a obter) do progresso tecnológico deve sempre levar em conta também, e paralelamente, o 'desenvolvimento adequado de responsabilidades e valores'. Assim expressou o Papa em suas encíclicas Laudato si' e, agora, em Fratelli tutti: “Como seria maravilhoso se o crescimento da inovação científica e tecnológica pudesse vir com mais igualdade e inclusão social!” Sabemos que a inteligência artificial, a robótica e outras aplicações da tecnologia abrem grandes desafios para a ética e a justiça social. É por isso que a petição mais recente do Papa é importante: rezar para que este progresso seja sempre ‘humano’ ”.
Onde você pode assistir a esse vídeo?