Um grave acidente envolvendo dois caminhões provocou a morte de dois motoristas e um incêndio de grandes proporções na manhã desta quinta-feira (23), na BR-386, em Fontoura Xavier, no norte do Rio Grande do Sul. O acidente ocorreu por volta das 6h30min, na altura do km 272 da rodovia, próximo ao Parque de Eventos do município.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão foi frontal e envolveu um caminhão VW 11.180, de Carlos Barbosa, que transportava carga de hortifruti, e um bitrem Scania R440, de Arroio do Meio, carregado com farelo de soja. Com o impacto, os veículos pegaram fogo, e os dois condutores morreram no local.
As vítimas foram identificadas como Carlos Eduardo Rosado Silveira, de 25 anos, morador de Garibaldi, que dirigia o caminhão de frutas, e Ademar Fleck, de 66 anos, residente em Teutônia, que conduzia o bitrem.
Conforme a PRF, o caminhão de hortifruti seguia no sentido Capital–Interior, tendo saído de Carlos Barbosa com destino a Passo Fundo, enquanto o bitrem vinha no sentido oposto, de Passo Fundo para Arroio do Meio. A colisão frontal foi tão forte que parte da carga de frutas ficou espalhada pela pista, e o motorista de Garibaldi foi arremessado para fora da cabine.
O outro veículo ficou totalmente destruído pelas chamas, e o condutor, carbonizado entre as ferragens. O Corpo de Bombeiros foi acionado e levou mais de duas horas para controlar o incêndio e realizar o resfriamento dos veículos, que ficaram completamente danificados.
A pista ficou totalmente bloqueada por cerca de três horas, até a liberação parcial do tráfego por volta das 9h, no sistema pare e siga.
Equipes da CCR ViaSul, PRF de Lajeado e da perícia criminal do IGP trabalharam na ocorrência, realizando os levantamentos técnicos e a remoção dos caminhões.
Por volta das 11h15, o trânsito foi parcialmente restabelecido, mas a previsão era de liberação total apenas entre 14h e 15h desta quinta-feira.
A morte de Carlos Eduardo Rosado Silveira, natural de Rosário do Sul e morador de Garibaldi, gerou comoção na Serra Gaúcha. O jovem era conhecido no transporte regional de cargas hortifrutigranjeiras e havia saído para mais uma viagem de rotina. A empresa que ele trabalhava era da cidade de Boa Vista do Sul.
A outra vítima fatal, Ademar Fleck, era morador em uma localidade no interior do município de Teutônia, no Vale do Taquari. Ele era natural de Roca Sales.