Os dois jovens assassinados na madrugada deste domingo (28) no bairro Vila Nova, em Bento Gonçalves, começaram a ser velados ainda no fim da tarde. As vítimas são Eduardo Menezes dos Santos, conhecido como Gordinho, de 17 anos, e Pedro Henrique Cortes Malfatti, o PH, de 19 anos.
O velório de Eduardo Menezes dos Santos ocorre desde as 18h30, na Capela Mortuária Espaço Nobre, no bairro São Roque. Já Pedro Henrique Cortes Malfatti é velado na Sala A da Funerária e Floricultura Giacobo, também em Bento Gonçalves. Ambos serão sepultados nesta segunda-feira (29), no Cemitério Municipal Central da cidade.
Segundo a Brigada Militar, equipes do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT) e do CRPO Serra foram acionadas para atender uma ocorrência de homicídio no bairro Vila Nova.
Ao chegarem, os policiais ouviram disparos de arma de fogo vindos de uma residência e se deslocaram até o local. Um homem armado com um revólver calibre .38 e uma pistola Bersa saiu do imóvel. Identificado como Alexsandro Morais Teodoro, de 21 anos, ele era o principal suspeito dos homicídios.
De acordo com a corporação, ao receber voz de abordagem, Alexsandro atirou contra os policiais, que reagiram e atingiram o suspeito, que morreu no local. Até o fim desta reportagem, o corpo dele permanecia no Departamento Médico Legal (DML).
Dentro da residência, foram encontrados Eduardo e Pedro, já sem vida.
Segundo a Brigada Militar, Alexsandro possuía antecedentes por adulteração de sinal identificador de veículo, lesão corporal, posse de entorpecentes, favorecimento real e ameaça.
Já Pedro Henrique Cortes Malfatti, de 19 anos, tinha passagem por furto qualificado.
A madrugada de violência deixou moradores da região abalados e reforçou a sensação de insegurança em Bento Gonçalves, que já contabiliza 24 assassinatos em 2025.