Com recursos do Fundo Social da Sicredi Serrana, o Bento+20 e a Associação de Recursos Humanos de Bento Gonçalves (ADRH-BG) vão capacitar mais de 400 estudantes para o ingresso no mercado de trabalho em Bento Gonçalves. O projeto, intitulado “Além da Escola”, contemplará jovens do ensino médio de escolas estaduais da cidade e da região.
A proposta busca aproximar os estudantes da realidade do mercado de trabalho local, oferecendo informações sobre a matriz econômica de Bento Gonçalves, áreas em expansão, profissões em alta, segmentos com maior empregabilidade, requisitos para inserção profissional e possibilidades de crescimento.
O programa prevê quatro encontros de 1h30 cada, realizados no mesmo turno das aulas. Além de apresentar os diferentes setores, o projeto trabalhará temas como autoconhecimento e planejamento pessoal, elaboração de currículo, preparação para entrevistas de emprego, uso consciente das redes sociais e noções de etiqueta profissional.
Cada aluno receberá uma apostila com conteúdos e atividades para aprofundar os aprendizados entre os encontros.
O “Além da Escola” também busca fortalecer a autoestima dos jovens, incentivar o senso de pertencimento e contribuir para a redução da evasão escolar. Para o presidente do Bento+20, Roberto Meggiolaro Junior, a iniciativa atende a uma necessidade real das empresas: “Hoje, contratar pessoas é um dos grandes gargalos não só em Bento Gonçalves, mas em toda a região. Este projeto é estratégico para preparar a nova geração, reter talentos e contribuir para o desenvolvimento contínuo da cidade”, destacou.
Já a presidente da ADRH-BG, Aline Zan, reforçou a importância da iniciativa em um cenário de escassez de mão de obra qualificada: “Projetos como esse são fundamentais para criarmos uma sociedade mais empreendedora e preparada para os desafios do mercado de trabalho. Ao apresentarmos possibilidades reais de emprego, trazemos os jovens para a realidade e os preparamos para escolher com mais segurança seu futuro profissional”, afirmou.
O projeto foi contemplado na edição 2025 do Fundo Social da Sicredi Serrana RS/ES, que apoia iniciativas com impacto positivo e coletivo nas comunidades da região.