Em sua participação na 48ª edição da Expointer 2025, realizada entre 30 de agosto e 7 de setembro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), o Sicredi consolidou sua posição como parceiro fundamental do agronegócio gaúcho e agente de desenvolvimento regional. Durante os nove dias do evento, cerca de 80 colaboradores atenderam associados e parceiros nos três espaços dedicados à instituição, localizados nas áreas de máquinas e implementos, pecuária e no Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF).
O evento representou uma importante oportunidade para o Sicredi estreitar relacionamentos e oferecer soluções financeiras para o campo, reforçando seu compromisso com o crescimento dos mais de 2,8 milhões de associados no Rio Grande do Sul. Além do atendimento, a instituição promoveu ações de valorização da cultura local, como o Espaço Café do Sicredi, em parceria com o Café do Mercado, e a oferta da tradicional erva-mate da ervateria Elacy.
Segundo o presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port, a participação na Expointer 2025 é uma expressão do compromisso contínuo da cooperativa. "Estamos ao lado da comunidade gaúcha, impulsionando o setor produtivo e fortalecendo o desenvolvimento econômico e social da região. Nosso foco é estar presentes nos diferentes momentos da economia, contribuindo para que os projetos dos nossos associados se tornem realidade."
Com presença ampliada no estado e uma cobertura que alcança mais de 97% dos municípios gaúchos, o Sicredi reafirma seu protagonismo no apoio ao agronegócio, disponibilizando crédito rural e soluções financeiras que fomentam a atividade rural e o crescimento local.
O Sicredi encerrou o Plano Safra 2024/2025 com 165 mil operações realizadas no Rio Grande do Sul. Em volume concedido, o valor liberado foi de R$ 19,4 bilhões, o que posicionou a instituição no topo do ranking como o principal repassador de crédito rural no estado.
Do total, o Sicredi foi responsável por cerca de 30% do volume total e 45% das operações. Além disso, aproximadamente 80% das operações foram destinadas a pequenos e médios produtores rurais. No caso do Pronaf, especificamente, o Sicredi financiou cerca de R$ 7 bilhões, o que representa mais de 108 mil operações.