BENTO GONÇALVES — Após 13 semanas de imersão no universo do empreendedorismo, estudantes do ensino médio de Bento Gonçalves celebraram a conclusão do projeto Miniempresa, da Junior Achievement, formando-se como verdadeiros miniempresários. A cerimônia de diplomação ocorreu no último sábado (19), em Caxias do Sul, e marcou o encerramento de mais um ciclo de uma das mais reconhecidas iniciativas de educação empreendedora no Brasil.
Viabilizado na cidade pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), o projeto teve a participação de nove escolas do município, que desenvolveram empresas estudantis do zero, com foco em inovação, trabalho em equipe e visão de mercado.
Durante o programa, os alunos participaram de aulas semanais no contraturno escolar, guiadas por mentores voluntários, chamados de advisers, que ofereceram suporte técnico em quatro pilares estratégicos: finanças, marketing, recursos humanos e produção. A partir desses conhecimentos, os estudantes criaram produtos, estruturaram empresas e planejaram estratégias de comercialização e posicionamento de marca.
As escolas participantes e suas respectivas empresas foram:
Mestre Santa Bárbara (Kima)
Impulso (NatuAu)
Cenecista (Dobra Aí)
Sagrado Coração de Jesus (Ink Soul)
Landell de Moura (Capas Paraguas)
Instituto Federal do RS (Alma da Terra)
Marista Aparecida (Entre Knots)
Bom Retiro (Smile Bag)
Cecília Meireles (Aura Calm)
“É fundamental que escolas e entidades abracem essa causa. O estímulo ao empreendedorismo jovem é uma das chaves para formar cidadãos preparados para os desafios do século XXI”, destaca Ângela Cavalet Peron, coordenadora do projeto no CIC-BG.
O evento de diplomação também celebrou os destaques entre as 21 escolas participantes das cidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha e São Marcos. Entre as empresas estudantis premiadas, duas de Bento Gonçalves se destacaram:
Bom Retiro (Smile Bag): Prêmio de Gestão da Produção
Landell de Moura (Capas Paraguas): Prêmio de Empresa Criativa
Além disso, a adviser Silvania Rosatto foi reconhecida com o troféu de Destaque em Processo de Produção, reforçando o papel essencial dos mentores na jornada empreendedora dos jovens.
O projeto Miniempresa integra a metodologia da Junior Achievement, uma das maiores organizações de educação prática do mundo, presente em mais de 100 países. A proposta é simples e eficaz: ensinar na prática como funciona o mundo dos negócios, despertando o protagonismo dos jovens e conectando-os com o mercado de forma real.
Em um cenário em que habilidades como liderança, inovação e adaptabilidade se tornam cada vez mais valiosas, o projeto representa uma oportunidade concreta de transformação social por meio da educação empreendedora.