O governo do Estado investiu, desde 2023, cerca de R$ 26 milhões em escolas estaduais localizadas no município de Cruz Alta, no Alto Jacuí. Foram aportados aproximadamente R$ 4,8 milhões em ações e programas da Secretaria da Educação (Seduc) e cerca de R$ 21 milhões em melhorias gerenciadas pela Secretaria de Obras Públicas (SOP). Esta é mais uma reportagem da sérieNa Estrada com a Educação.
Nesse município, o governo está executando uma de suas principais iniciativas na educação: a reforma e ampliação da Escola Estadual de Educação Básica Margarida Pardelhas. Aguardada há mais de uma década, a obra foi iniciada em abril de 2024. Com investimento superior a R$ 18,6 milhões, a tradicional instituição de ensino se transformará em uma das mais modernas do interior do Estado.
A intervenção envolve tanto a reforma completa da estrutura já existente como a construção de novos blocos. O projeto contempla novas salas de aula, sala para administração, biblioteca, laboratório, sanitários, refeitório, áreas de serviços e quadra coberta, entre outras melhorias.
Em Cruz Alta, outras três obras já foram concluídas. Totalizando mais de R$ 1,6 milhão, já foram finalizadas as reformas no Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Doutor Gabriel Álvaro de Miranda e na Escola Estadual de Ensino Fundamental Eliza Brum de Lima . Nessa última, há, também, uma nova obra em fase de contratação.
O governo do Estado atendeu, portanto, cinco demandas em Cruz Alta. Há três finalizadas; uma em execução, na Escola Margarida Pardelhas; e outra em fase de contratação, na Escola Eliza Brum de Lima. Além da qualificação da infraestrutura escolar, o governo investe em diversas ações pedagógicas e programas como o Agiliza na Educação, o Jovem do Futuro e o Ensino Médio em Tempo Integral.
Obras na Escola Eliza Brum de Lima
Em novembro de 2023, a Escola Eliza Brum de Lima foi interditada após sofrer danos decorrentes de um vendaval. “Nossa estrutura foi totalmente comprometida. Perdemos também materiais e memórias de uma vida inteira. Foi bem difícil”, disse a diretora da instituição, Kéli Maria de Campos, explicando que, em 2024, os alunos tiveram de ser remanejados para outras duas instituições de ensino.
A escola passou por uma ampla reformulação que permitiu sua reabertura em 2025. Com investimento de quase R$ 875 mil, foi realizada a reforma da cobertura dos blocos, das passarelas, das instalações elétricas, dos forros e da pavimentação interna e externa (calçadas).
“A volta foi linda, porque retornamos para o nosso espaço, para a nossa casa, a fim de atender a nossa comunidade. É para isso que estamos aqui e queremos acolher nossos estudantes da melhor forma possível”, acrescentou Kéli.
Além da reforma que possibilitou o retorno, mais uma obra está em fase de contratação, com aporte de aproximadamente R$ 647,2 mil. Desse modo, serão feitas outras melhorias em breve, como pinturas e reformas nos banheiros. As intervenções são viabilizadas pela Contratação Simplificada, nova sistemática adotada pela SOP que vem agilizando as reformas nos prédios escolares.
A diretora destacou, ainda, a importância de garantir uma estrutura adequada para impulsionar o processo de ensino-aprendizagem. “Eu digo que a escola é arte, cor e som. Ela tem de estar bonita e funcionando para estimular os estudantes a terem vontade de aprender”, pontuou.
Nos últimos três anos, a instituição recebeu mais de R$ 1,7 milhão do governo do Estado. Além dos valores destinados a obras, foram repassados quase R$ 193 mil para o Agiliza e outras ações pedagógicas.
Na educação, área tratada como prioridade pelo governador Eduardo Leite, o propósito do governo é com o futuro do estudante, do professor e da sociedade.
Na Estrada com a Educação
Por meio de histórias reais de quem vivencia a ampliação dos investimentos na Educação, o governo do Estado mostra, na série Na Estrada com a Educação , o impacto da valorização do ensino na vida do estudante, do professor e da sociedade nesta série que percorre escolas estaduais no Rio Grande do Sul.
Texto: Juliana Dias/Secom
Edição: Secom