Quinta, 04 de Setembro de 2025
6°C 17°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

IA estratégica corta até 45% do custo de atendimento

IA estratégica virou prioridade. Análise da McKinsey mostra que redesenhar operações de atendimento com IA corta até 45% dos custos. No Brasil, o I...

Marcelo Dargelio
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Dino
25/06/2025 às 11h55
IA estratégica corta até 45% do custo de atendimento
Gerada por IA | ChatGPT

Empresas brasileiras buscam reduzir custos operacionais e manter escala, especialmente em setores com alto volume de atendimento. Uma análise da McKinsey sobre inteligência artificial generativa indica que operações de atendimento redesenhadas com IA podem elevar a produtividade em até 45%, impactando diretamente na redução dos gastos com equipes.

A pesquisa PwC Pulse Survey de maio de 2025, reforça essa tendência, revelando que 58% dos diretores financeiros planejam aumentar investimentos em IA e automação no próximo ano para proteger a lucratividade e garantir eficiência operacional.

Exemplo de implementação no Brasil

O Instituto Garaude, clínica especializada em medicina integrativa, implantou assistentes inteligentes da IAcolabora para automatizar a jornada do paciente via WhatsApp, site e Instagram. Em três meses, o tempo médio de resposta caiu de seis horas para 1 min 45s e a conversão de leads em consultas subiu 27%. O atendimento automatizado também liberou a equipe de recepção para tarefas clínicas e reduziu o retrabalho administrativo em 31%, segundo o CFO do Instituto Garaude, Pedro Garaude.

"Quando o assistente marca a consulta, registra no prontuário e envia o pós-consulta, gera uma economia de escala sem ampliar equipe", afirma Leandro César, CEO da Startup IAcolabora.

Aplicação em setores específicos

De acordo com Leandro César, fintechs, cooperativas de crédito, clínicas particulares e escritórios de advocacia são setores que têm grandes volumes de atendimento, custos elevados com mão de obra, fluxos repetitivos e necessidade constante de respostas rápidas. Para o executivo, a busca por rentabilidade é o principal fator que impulsiona essas empresas a acelerarem a adoção da inteligência artificial.

A IAcolabora é uma startup especializada na integração de assistentes inteligentes a CRMs, ERPs e sistemas proprietários, utilizando linguagem natural, base de conhecimento treinada nos documentos da empresa e workflows que cobrem etapas de pré-venda, qualificação e pós-atendimento, operando em múltiplos canais sem ampliar a equipe existente.

"Não somos só mais uma startup de software no mercado, somos consultoria aliada à tecnologia, em permanente evolução para gerar resultados consistentes", afirma Leandro César.

Para gestores que desejam medir o impacto potencial da IA estratégica, a IAcolabora oferece diagnóstico gratuito com estimativa de economia e roteiro de implementação personalizado.

Mais informações podem ser obtidas no site:https://iacolabora.com.br/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves, RS
16°
Tempo nublado
Mín. Máx. 17°
16° Sensação
2.68 km/h Vento
87% Umidade
100% (18.04mm) Chance chuva
06h37 Nascer do sol
18h13 Pôr do sol
Sexta
Sábado
Domingo
15°
Segunda
19° 11°
Terça
17°
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,46 +0,19%
Euro
R$ 6,37 +0,15%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 642,402,73 -0,99%
Ibovespa
139,863,63 pts -0.34%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada