Um novo empreendimento hoteleiro de alto padrão começou a ser erguido no coração do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS). Com investimento de R$ 50 milhões, o Parador Vale dos Vinhedos será um hotel com 54 unidades, entre cabanas e apartamentos, em meio a parreirais, mata nativa e vista para o Vale Aurora.
Inspirado no conceito de glamping do Parador Cambará do Sul, o projeto aposta em cabanas de luxo — chamadas de sky suites — com teto de vidro para observação das estrelas e um panorama de 360 graus da região. As estruturas serão erguidas em uma área de 20 hectares às margens da Via Trento, próximo à Casa Madeira, da Famiglia Valduga. “Há mais de 10 anos temos o sonho de abrir um hotel na região, no meio dos vinhedos. É a Toscana brasileira, mas tem poucas opções de hotelaria”, afirma Rafael Peccin, diretor de marketing do Grupo Casa, responsável pelo projeto.
Segundo ele, a proposta é manter o mesmo conceito do Parador Cambará: integração com a paisagem, respeito à natureza e valorização da cultura local. O terreno já começou a ser preparado em maio. Metade da área é ocupada por vinhedos já existentes. Outros 35% são destinados à preservação ambiental, com vegetação nativa. O hotel será construído no espaço restante, seguindo práticas sustentáveis como uso de energia solar, reaproveitamento da água da chuva e materiais de reuso.
O projeto arquitetônico leva a assinatura de Ricardo Peccin, do Casa Living, braço criativo do Grupo Casa. O novo complexo amplia o portfólio do grupo, que inclui o tradicional Casa da Montanha, o moderno Wood — voltado ao turismo do sono e ao público acima de 14 anos —, e o Petit, hotel pet friendly de Gramado.
Com a proposta de combinar sofisticação, conforto e conexão com a natureza, o Parador Vale dos Vinhedos reforça a vocação da Serra Gaúcha para o turismo de experiência, e promete atrair viajantes em busca de exclusividade e paisagens memoráveis.