A Cooperativa Vinícola Garibaldi foi um dos destaques do Legado Coop, um dos principais encontros de cooperativismo no Brasil, realizado nos dias 15 e 16 de maio, em Nova Petrópolis (RS). A cidade é considerada o berço do cooperativismo brasileiro e recebeu mais de 1 mil participantes de 260 cooperativas de países como Brasil, Chile, Uruguai e Argentina.
Representando a cooperativa, o gestor de comunicação André Luis Rech participou do painel “Cooperativas vinícolas propulsoras do desenvolvimento das comunidades”, onde compartilhou experiências sobre o impacto positivo da Vinícola Garibaldi no município e em seu ecossistema de relacionamento: cooperados, colaboradores, consumidores, fornecedores e clientes.
“Falamos sobre nossa atuação comunitária e também sobre o futuro, com foco no ESG, no desenvolvimento sustentável e no cuidado com as pessoas e propriedades", afirmou Rech. O painel teve a mediação de Junior Utzig, gestor de projetos do Sebrae-RS e conselheiro da Sicredi Pioneira, e contou ainda com representantes da Cooperativa Nova Aliança e da Cooperativa Vinícola Aurora.
Durante os dois dias de evento, o Legado Coop promoveu mais de 60 palestras com temas como inovação no cooperativismo, liderança comunitária, tecnologia e futuro sustentável. A proposta foi refletir sobre o papel transformador do cooperativismo no presente e nas próximas gerações.
A Vinícola Garibaldi, referência nacional no setor, reforçou seu compromisso com os princípios do cooperativismo, evidenciando como a união entre propósito e gestão pode impulsionar comunidades e promover desenvolvimento econômico e social.
A próxima edição do evento está marcada para os dias 12, 13 e 14 de maio de 2027, também em Nova Petrópolis.