A Secretaria Municipal da Saúde de Bento Gonçalves (SMS) emitiu um alerta de saúde pública diante do aumento expressivo de casos de gripe H1N1 e outras doenças respiratórias, especialmente entre crianças. A situação, agravada com a chegada do outono e a proximidade do inverno, levou à intensificação de medidas de prevenção e reorganização dos serviços de saúde no município.
Somente na segunda-feira (19), a UPA 24h registrou mais de 600 atendimentos relacionados a problemas respiratórios. O número elevou os tempos de espera e pressionou a capacidade de resposta da unidade, que também acompanha a crescente demanda por internações.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, Bento Gonçalves contabilizou, até o dia 20 de maio, 287 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Desses, 52 foram causados por influenza, 19 por coronavírus e 50 pelo vírus sincicial respiratório. O principal alerta é o aumento de casos da gripe H1N1. Em 2024, apenas dois casos haviam sido registrados. Em 2025, o número subiu para 43, indicando alta circulação do vírus H1N1 nesta estação.
A preocupação se reflete em todo o Rio Grande do Sul. Na segunda-feira (19), o governo estadual decretou emergência em saúde pública para o enfrentamento da SRAG, com foco em crianças. A medida visa agilizar recursos e medidas de prevenção, frente à sobrecarga nos serviços de urgência e emergência.
Para lidar com o cenário, a SMS de Bento Gonçalves realiza um plano de ação. Entre as medidas, estão:
Ampliação do atendimento sentinela, transferido da Unidade Zona Sul para a UPA, agilizando o atendimento de casos menos urgentes (fichas azuis);
Reorganização do fluxo interno da UPA para dar mais agilidade aos casos respiratórios;
Abertura do segundo andar de internação, destinado exclusivamente a pacientes com doenças respiratórias, liberando salas para outras urgências;
Ampliação das equipes e aquisição de novos equipamentos.
A secretária da Saúde, Daiane Piuco, destacou que houve um aumento de 97,93% nas internações em relação a 2024. "Estamos reforçando as equipes e reorganizando a estrutura da UPA para atender principalmente crianças, que são as mais atingidas", afirmou.
Para conter o avanço da gripe Influenza, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2025 foi iniciada em abril. Desde a segunda quinzena de maio, a vacina está liberada para toda a população, disponível em todas as unidades de saúde de Bento Gonçalves.
A Secretaria reforça orientações para evitar o contágio:
Usar lenços descartáveis ao espirrar ou tossir;
Higienizar as mãos com frequência;
Evitar tocar olhos, nariz e boca;
Manter ambientes ventilados;
Garantir alimentação e hidratação adequadas.