O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) realizou, na terça-feira (13), em Bento Gonçalves, mais uma edição do projeto CAO na Estrada, iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (CAOEVCM). O objetivo é fortalecer a atuação da rede de proteção às mulheres em diferentes regiões do Estado.
O encontro, realizado no Auditório das Promotorias de Justiça de Bento Gonçalves, reuniu representantes de diversas cidades da Serra Gaúcha. A capacitação abordou temas essenciais no enfrentamento à violência contra a mulher, com foco na aplicação de ferramentas práticas e jurídicas.
A coordenadora do CAOEVCM, Ivana Machado Moraes Battaglin, apresentou o protocolo de julgamento com perspectiva de gênero, destacando a importância de decisões judiciais sensíveis às questões de gênero. Já a psicóloga forense Karen Netto explicou o uso do Formulário Nacional de Avaliação de Risco, instrumento utilizado para identificar situações de violência e prevenir casos mais graves.
A promotora de Justiça Lisiane Messerschmidt Rubin participou dos debates ao lado de profissionais das redes de proteção de municípios como Monte Belo do Sul, Garibaldi, Veranópolis, Feliz, Vale Real, entre outros.
Também marcaram presença a coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Patrícia Da Rold; o juiz João Carlos Inácio; e a defensora pública Marni Zat, além de outras autoridades e convidados.
O evento reforça o compromisso do MPRS com a capacitação técnica de profissionais que atuam na proteção de mulheres vítimas de violência doméstica e na promoção de políticas públicas para o setor.