Terça, 01 de Julho de 2025
-2°C 6°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Inteligência Artificial transforma a relação entre marcas e consumidores

Um estudo da Central do Varejo revela que 47% dos varejistas afirmaram utilizar inteligência artificial em alguns de seus processos.

Marcelo Dargelio
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Dino
24/12/2024 às 13h35 Atualizada em 25/12/2024 às 10h12
Inteligência Artificial transforma a relação entre marcas e consumidores
Pexels

Com o uso de inteligência artificial e sinais reais de compra, marcas têm reconfigurado a forma de se conectar com os consumidores. Um estudo da Central do Varejo revela que 47% dos varejistas afirmaram utilizar inteligência artificial em alguns de seus processos. O restante (53%) ainda não aplica essas ferramentas, embora planejem adotar tecnologias de automação de forma gradual.

A Criteo, empresa reconhecida globalmente em commerce media, introduziu no mercado brasileiro o Commerce Audiences. Essa solução cria segmentos de audiência a partir de dados de compras em tempo real, permitindo a criação de campanhas altamente direcionadas, baseadas em intenções reais de consumo. De acordo com Tiago Cardoso, Managing Director para a América Latina na Criteo, “os consumidores de hoje esperam que a publicidade digital seja relevante e personalizada, mesmo em jornadas de compra menos lineares”. 

As audiências são elaboradas a partir de sinais de intenção de compra antes da transação e dados de conversão após a compra. Segundo Cardoso, "essa combinação de sinais, processada por inteligência artificial, permite identificar consumidores em estágios específicos da jornada, maximizando o impacto das campanhas publicitárias".

O Commerce Audiences baseia-se em um vasto ecossistema de dados que abrange mais de 18 mil sites de e-commerce, 225 parceiros varejistas e milhares de sites de publishers na open web. Esse ecossistema oferece visibilidade sobre produtos considerados pelos consumidores, períodos de maior interesse e os formatos de anúncios mais eficazes. Dados divulgados pela Criteo indicam que a solução acompanha transações de mais de US$ 1 trilhão anualmente, gerando bilhões de impressões diárias em anúncios.

Um exemplo prático pode ser observado quando um consumidor pesquisa carros de luxo em sites especializados e também navega por móveis premium para reformar seu escritório. O Commerce Audiences utiliza essa interação para identificar potenciais intenções de compra e direcionar anúncios de maneira precisa.

Por meio da segmentação de Affinity Audiences, a solução é capaz de posicionar anúncios em conteúdos alinhados aos interesses do consumidor, enquanto o In-Market Audiences foca em produtos previamente visualizados ou adquiridos. Cardoso enfatiza que "essa abordagem ajuda marcas a impactarem consumidores no momento certo de suas jornadas, promovendo maior reconhecimento e consideração pela marca".

Além de seu desempenho em segmentação, o Commerce Audiences opera em conformidade com regulamentações de privacidade. Cardoso destaca que "a Criteo está comprometida em equilibrar personalização e segurança de dados de maneira ética, o que garante a confiança de marcas e consumidores".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves, RS
Parcialmente nublado
Mín. -2° Máx.
Sensação
0.45 km/h Vento
80% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
07h20 Nascer do sol
07h20 Pôr do sol
Quarta
10° -2°
Quinta
14°
Sexta
15°
Sábado
16°
Domingo
15°
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,46 +0,57%
Euro
R$ 6,43 +0,55%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 612,782,09 -1,41%
Ibovespa
139,035,19 pts 0.13%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada