
Uma boa notícia nesta corrente de união que se formou para combater o coronavírus em Bento Gonçalves. O Poder Judiciário fez a doação de R$ 127 mil para a compra de testes rápidos da doença em pacientes do SUS com sintomas gripais. A iniciativa vai permitir que a prefeitura monitore a doença nos próximos 3 meses.
De acordo com a juíza Fernanda Azevedo, o valor de R$ 127 mil é oriundo da Vara de Execuções Criminais e tem como objetivo principal agilizar a detecção dos casos de coronavírus no município. Atualmente, o resultado dos exames levam em torno de cinco dias e são feitos somente em pessoas com sintomas mais graves da doença. "Acreditamos que com essa doação, os testes poderão ser feitos em um número maior de pessoas, e os procedimentos de isolamento e tratamento poderão ser iniciados bem antes, reduzindo-se as chances de propagação do vírus", finalizou a juíza.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, o gesto do Poder Judiciário será importantíssimo nessa batalha por salvar vidas em Bento Gonçalves. Com esta doação, será possível comprar mil testes e 100% dos pacientes que procurarem o ambulatório de campanha poderão ser testados na hora pelos próximos três meses. A previsão é que os testes cheguem ao município em duas semanas. "Com estes testes, vamos ter o controle do avanço da doença na cidade. O governo federal deveria estar fazendo isso, antes de autorizar esse isolamento vertical", destacou o secretário.