Começa nesta segunda-feira, 23, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A imunização, que costuma ser feita em abril, foi antecipada por conta da pandemia do coronavírus. A campanha segue até o dia 22 de maio, com o dia D de mobilização nacional marcado para 9 de maio.
Para evitar a aglomeração nas unidades de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde irá realizar a vacinação dos idosos em casa. Serão imunizados os idosos atendidos pelo Melhor em casa, e através dos cadastros das ESFs, e Unidades. O agendamento também pode ser realizado por telefone nas Unidades de Saúde mais próximas de sua casa. "Precisamos neste momento evitar aglomerações e fazer com que nossos idosos fiquem em casa, nossas equipes irão até eles. É importante destacar que não vacinaremos nas unidades, mas na casa de cada um", destaca o Secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira.
Fases para a vacinação
1ª fase - A partir de 23 de março: Idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde. Os idosos serão vacinados em casa.
2ª fase - A partir de 16 de abril: Professores das escolas públicas e privadas - Profissionais das forças de segurança e salvamento - Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
3ª fase - A partir de 9 de maio: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (devem levar a carteira de vacinação) - Gestantes (devem levar a carteira de gestante) - Puérperas - Povos indígenas - Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas - População privada de liberdade - Funcionários do sistema prisional - Adultos de 55 a 59 anos de idade.