Bento Gonçalves é reconhecida por sua rica herança cultural e será palco de um evento multicultural inédito na região: o Festival Cores e Culturas. Promovido pelo Instituto Tarcísio Michelon e pela Rede Dall'Onder, o festival com entrada gratuita, acontecerá durante quatro finais de semana consecutivos, celebrando as tradições e costumes de diferentes etnias que fazem parte da história da Serra Gaúcha. O evento inicia a partir do dia 23 de novembro, sempre às 20h, e terá apresentações também nos dias 30 de novembro, 7 e 14 de dezembro.
Com o intuito de valorizar e divulgar as raízes culturais da região, o Festival Cores e Culturas acontecerá aos fundos do Dall’Onder Grande Hotel, e trará ao público apresentações de grupos folclóricos e orquestras que representam a diversidade de povos como poloneses, italianos, alemães e muitos outros. Cada apresentação será uma oportunidade para o público mergulhar nas músicas, danças e trajes tradicionais que ajudaram a construir a identidade cultural de Bento Gonçalves.
O festival será um verdadeiro encontro de gerações, oferecendo ao público uma experiência imersiva em diversas culturas que, ao longo dos anos, influenciaram o desenvolvimento da cidade e da região. Durante os quatro finais de semana, o festival contará com uma programação extensa e variada. Grupos artísticos locais e internacionais trarão ao palco apresentações típicas de suas respectivas culturas. A cada final de semana, o público poderá vivenciar um conjunto específico de tradições, promovendo a diversidade cultural de forma leve e acessível.
Além das apresentações culturais, os participantes poderão contar com barracas de gastronomia oferecendo diversos pratos.
O festival está aberto à participação de empresas e empreendedores locais que desejam apoiar o evento. Com uma contribuição, os apoiadores terão a oportunidade de ajudar na estrutura do festival e contarão com um espaço para expor e vender produtos durante o evento. Essa é uma excelente chance para comerciantes locais se conectarem com o público em um evento que valoriza tanto a cultura quanto a economia local.
Segundo o Instituto Tarcísio Michelon, o objetivo do festival vai além da exibição cultural. O evento é uma forma de promover a união entre gerações e preservar as tradições que são passadas de pais para filhos. “O Festival Cores e Culturas será uma celebração das nossas raízes, da nossa história e do legado que queremos deixar para as futuras gerações”, ressalta Francisca Chiamenti, uma das organizadoras do evento.
Agenda
23/11 - Grupo Nova prata - Folclore Brasileiro
29/11 - Orquestra São Vedelino
07/12- Grupo Wisla - Folclore Polônes
14/12 - Musical Anchieta
Horário previsto para início das apresentações: 20h.
Não será permitida a entrada com alimentos e bebidas.