O PTB de Bento Gonçalves passa a contar com mais um vereador na bancada da Câmara a partir desta segunda-feira, 16. O vereador Neri Mazzochin é o segundo parlamentar a trocar oficialmente de partido, aproveitando a janela de transferência. Ele deixa o Progressistas, onde tinha perdido espaço, em busca de um protagonismo no PTB. No partido, ele quer ser pré-candidato a prefeito. Uma ambição ousada para quem está chegando. Na verdade, não acredito numa candidatura deste porte (que pode até acontecer). Mas servirá de barganha para o vereador, de repente, buscar ser vice-prefeito em uma composição. Na preferência de Mazzochin, está ser vice de Paulo Caleffi. Outro nome no radar do PTB é o do vereador Gustavo Sperotto (DEM). As conversas estão alinhadas. Por outro lado, Marini deixou o partido e foi para o Progressistas. O PTB ainda conversa com Pacco para que ele siga no partido e não vá para Progressistas ou PSDB. Se fizer isso, o vereador perderá os cargos que tem nas subprefeituras de Faria Lemos e Tuiuty.
Partido Novo não terá candidatos
E o gás do Partido Novo terminou antes mesmo que o pleito eleitoral iniciasse de fato. O partido, que não tem diretório na cidade, não colocará candidatos a vereador e, muito menos a prefeito, nas eleições em Bento Gonçalves. Segundo Marcelo Carraro, um dos líderes da sigla na cidade, o edital para criar um diretório em Bento previa uma série de metas, que foram quase todas cumpridas, porém, o nome escolhido para ser o candidato a prefeito não foi aprovado no processo seletivo realizado pelo partido. Com isso, o grupo segue reunido e procura um partido que esteja alinhado com suas ideias e propostas para apoiar e até colocar candidatos. Dentinho, que hoje é o nome mais presente do Novo em Bento, deve ser o candidato a vereador. Segundo ele, o grupo de apoiadores conversa com várias siglas, analisando propostas e alternativas. A definição deve acontecer até o dia 30 deste mês e eu aposto minhas fichas de que o alinhamento pode ser feito com o PTB ou até mesmo com o PSD, de Paulo Caleffi, que tem um perfil mais liberal proposto pelo Novo.
Moacir Camerini deixa o PDT e vai para o PSB
O que já era esperado agora se concretizou. O ex-vereador Moacir Camerini pediu desfiliação do PDT e está indo para o PSB, onde deve concorrer a prefeito. Enquanto isso, Camerini continua pelos bairros, apostando em suas lives e o contato direto com a população para buscar mais votos lá na frente. Muitos apostam que ele não terá fôlego (e nem dinheiro) para manter essa relação até o período das eleições. Mas não é bom subestimar o adversário, pois ele pode, sim, surpreender. O nome de Camerini vem ecoando forte em vários bairros da cidade, não sei se o suficiente para ser o novo prefeito de Bento, mas a organização é, no mínimo, interessante.
Manifestação pró-Bolsonaro pelas ruas
Em Bento Gonçalves, a realização da manifestação de apoio ao governo de Jair Bolsonaro foi realizada de forma inteligente. Com a orientação de que não fossem feitas aglomerações nas ruas, o grupo resolveu fazer uma carreata, que contou com dezenas de veículos participando. Infelizmente, a mesma percepção não teve o nosso presidente. Dois dias após ter o exame negativo para coronavírus, Bolsonaro foi abraçar manifestantes e tirar fotos em frente ao Palácio do Planalto, sem nenhum cuidado aparente. Um pouco de precaução não faz mal a ninguém.