Os moradores de Bento Gonçalves e região devem presenciar um fenômeno climático até a próxima sexta-feira, 13 de setembro. É a chamada "Chuva Preta", que é causada pela fumaça oriunda das queimadas nas regiões Norte e Centro-Oeste do país, que cobre a Capital do Vinho há mais de uma semana.
A "chuva preta" é o resultado da chuva normal, que está caindo das nuvens, mas que está passando por uma atmosfera muito carregada de fumaça, fenômeno que marca os últimos dias em Bento Gonçalves. De acordo com o site Climatempo, a chuva deve chegar na Capital do Vinho somente na noite da quinta-feira, 12 de setembro. Serão cerca de 5 milímetros de chuva apenas. Mas a "Chuva Preta" deve chegar na sexta-feira, 13, quando a cidade de Bento deve ter cerca de 15 milímetros de precipitação.
O que é chuva preta?
A chuva preta trata-se da precipitação junto com a fuligem, formada por por materiais que não queimam completamente e produzem partículas finas de carbono negro e outros compostos. Essas partículas permanecer suspensas no ar por longos períodos e, quando há chuva, elas se acumulam junto com a água na superfície. “Resulta em uma chuva contaminada com poluentes, que ao cair no solo pode afetar corpos d’água, solos e vegetação. A chuva preta tem impactos visíveis no ambiente urbano. Ela pode deixar uma camada de sujeira nas superfícies, como prédios, veículos e infraestrutura, o que pode levar à degradação dos materiais e aumentar os custos de manutenção. A relação entre fuligem e chuva preta é um indicador preocupante dos níveis de poluição atmosférica em muitas partes do mundo”, destaca a MetSul.
Mín. 10° Máx. 21°