O projeto Miniempresa, viabilizado em Bento Gonçalves pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), teve sua temporada 2024 encerrada, mas as empresas criadas por alunos de escolas locais seguem fazendo sucesso. A Sinta-se, idealizada pelos estudantes do campus Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), foi uma das três selecionadas para representar o Rio Grande no Sul na seletiva nacional do projeto da Junior Achievement.
Para chegar lá, eles participaram de um 'pitch' que reuniu 16 miniempresas gaúchas, na última segunda-feira, dia 19, em Porto Alegre. Diante de uma banca formada por representantes da JA, a Sinta-se relatou sua jornada de construção, os resultados conquistados e as práticas de gestão. "A banca não analisa apenas o produto. Eles observam o gerenciamento da empresa como um todo, desde a criação do produto, a interação do grupo, como eles reagiam diante das dificuldades de vendas, quanto venderam e produziram, além, claro, da forma de se apresentarem", disse Ângela Cavalet Peron, que coordenou a JA no CIC-BG e assistiu às apresentações dos alunos-empresários.
Agora, a Sinta-se, que fabrica pomadas naturais, precisa enviar seus relatórios e um vídeo-pitch para a JA Brasil. Os finalistas nacionais serão conhecidos no dia 2 de setembro e disputam, no Piauí, dia 8 de outubro, o título do programa. Já a etapa América será em Montevidéu, no Uruguai, dia 3 de dezembro.
A empresa do IFRS já foi premiada com seu projeto neste ano, na formatura regional do programa, quando foi destaque em Gestão de Finanças. Além da Sinta-se, foram selecionadas para a etapa nacional as empresas WOW, de Caxias do Sul, que criou um spray para desamassar roupas, e a Achei, de Porto Alegre, cujo produto é uma tag de localização.
Mín. 10° Máx. 21°