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Centenas de moradores de Bento tiveram cobrança indevida por parte da Corsan

Após publicação feita pelo NB, vários casos surgiram com contas com valor até 780% acima do normal. Companhia não se manifestou sobre a devolução dos recursos.

Marcelo Dargelio
Por: Marcelo Dargelio
24/08/2024 às 09h29 Atualizada em 26/08/2024 às 14h22
Centenas de moradores de Bento tiveram cobrança indevida por parte da Corsan

A cobrança indevida de conta de água feita pela Companhia Rio-grandense de Saneamento (Aegea Corsan) já é uma realidade em Bento Gonçalves. Após a publicação feita pela reportagem do NB Notícias de uma cobrança indevida a um consumidor e a devolução do valor pela companhia, centenas de casos vieram à tona. A reportagem questionou a Corsan sobre novas devoluções, mas não recebeu resposta até o momento.

De acordo com vários consumidores, as cobranças indevidas ocorreram basicamente nos meses de maio e junho. Na maioria dos casos, aconteceu com moradores que realizaram a troca do hidrômetro (equipamento que mede o consumo de água nos imóveis). Em vários vídeos gravados, é possível perceber o medidor se movimentando mesmo com a falta d'água nos imóveis.

O principal problema está ocorrendo na fatura a ser paga no mês de junho, referente ao consumo de maio, período da enchente, onde muitos moradores chegaram a ficar até 10 dias sem abastecimento. Só para citar um exemplo, Juliano Mattiello, um morador da Zona Norte, que pagava sua conta sempre em torno no máximo de R$ 211,98, recebeu a conta de junho com valor de R$ 1.661,41, um aumento de mais de 784% do valor comum que ele recebia. No mês de julho, a conta veio apenas R$ 197,00. Mesmo assim, a Corsan não admitiu o erro e o consumidor teve o abastecimento cortado, e ele teve que parcelar a conta para ter o abastecimento garantido. Indignado, o consumidor procurou o Procon, onde foi orientado a fazer o parcelamento. Um processo foi montado para reaver os valores posteriormente, porém, até o momento a companhia não sinalizou com essa possibilidade.

Assim, como este consumidor, vários moradores de Bento Gonçalves enfrentaram a mesma situação e, mesmo procurando o escritório da Corsan, não tiveram a possibilidade de ressarcimento discutida com a companhia. A única possibilidade aberta para os consumidores foi o parcelamento da dívida. A reportagem do NB Notícias enviou questionamentos à assessoria de imprensa da Corsan ainda na manhã da sexta-feira, 23 de agosto, sobre o que a companhia ia fazer com o erro dos demais consumidores. Até a manhã deste sábado, 24 de agosto, nenhuma resposta oficial sobre o fato tinha sido enviada para nossa reportagem.

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AuriHá 11 meses Bento Tem uma empresa terceirizada a qual conserta canos. Deve ser clandestina. Máquinas com emblema dela e no Vidro da retroescavadeira. Tem o adesivocolado da Prefeitura. Quem paga.devem estar cobrando Ar. O tal saneamento nada mais é do que um Reservatório de????, encheu???? tem que vir caminhão recolher.a limpeza do arroio Barracão deve estar na conta.nao assumem só parcelando. Máfia ????️
Cristiane Há 12 meses Bento Gonçalves Tb tivemos q pagar 3 meses de contas c 800% acima do normal. Qual orientações vcs sugerem p reaver os valores pagos?
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