Mais uma iniciativa importante para evitar o contato de crianças e adolescentes com o mundo das drogas está sendo criado em Bento Gonçalves. A Capital do Vinho terá sua primeira turma de bombeiros-mirins. O curso será realizado no Corpo de Bombeiros e terá 24 estudantes da Rede Municipal de Ensino.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, major Márcio Batista, o projeto será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed). Serão selecionados 24 alunos da Rede Municipal de Ensino para participar da atividade, que deve ter início no mês de abril. Eles irão realizar as atividades no contraturno escolar. Poderão participar do curso crianças com idade entre 10 e 12 anos.
O comandante do Corpo de Bombeiros explica que os bombeiros-mirins terão embasamento para realizar diversas atividades. No cursos eles irão aprender técnicas de remoção e salvamento, técnicas de segurança do trabalho, atendimento pré-hospitalar, prevenção a riscos domésticos e incêndios, além de noções de salvamento aquático. A formação ainda prevê conhecimentos nas áreas de educação financeira, educação ambiental, cidadania, saúde física e salto em altura.
Para o major Batista, o curso de bombeiros-mirins será uma oportunidade de formação destas crianças para o mundo do trabalho. Além disso, vai evitar que elas fiquem ociosas, a mercê da criminalidade e das drogas. A formatura da primeira turma de bombeiros-mirins deve acontecer no mês de setembro deste ano.