A 12ª edição do Polentaço, em Monte Belo do Sul, foi, mais uma vez, um grande sucesso. Com mais espaço para receber seus visitantes, o evento em torno da Praça Padre José Ferlin superou todas as expectativas e recebeu mais de 20 mil visitantes. Ao todo, foram distribuídas 7 mil porções ao público com os dois tombos, que somaram 1,6 mil quilos de polenta.
Quem visitou, encontrou um evento modificado em relação à última edição, realizada em 2022. O tombo da polenta gigante, uma das principais atrações do evento, saiu da praça Padre José Ferlin e foi deslocado para poucos metros dali, entre as ruas Sagrada Família e João Salvador. A mudança agradou os visitantes que já conheciam a festa, como o casal Daiane Scaravonatti e Dennyves Gheller, de Encantado. "A modificação no layout da estrutura ficou melhor, facilitando a circulação na praça", observou Daiane, que se dirigia para assistir ao segundo tombo da polenta do evento, no domingo. "Não só assistir, vou comer também", disse, sorrindo.
Mais de 30 empreendimentos locais, entre vinícolas, agroindústrias, artesanato, gastronômicos e de pequenas indústrias, participaram do evento. A Casa Lovisa, que comercializava, entre outros produtos, sopa de capeletti e capeletti frito, também tinha superado as expectativas. "O público é excelente e as festas, a cada edição, são melhores. Todo ano a gente sempre acaba vendendo mais, sempre superando as expectativas", disse Daiana Picoli Lovisa. Proprietário da Senzafine, que produz cosméticos de lavanda, Maurício Pamplona destacou a importância do evento. "Foi muito bom para nós. Além do movimento aqui na barraquinha, temos a loja no centro que também recebeu grande movimento. A gente percebe que é um evento consolidado na cidade", disse.
Outra tradição do evento é o concurso de esculturas em polenta, em que cada comunidade do interior de Monte Belo participa com a sua peça, que pode ser esculpida toda ela com a iguaria, ou apenas revestindo uma base de madeira. Campeã na categoria em que as esculturas são feitas 100% em polenta, Taís Balbinot Reginatto, da comunidade de Linha Fernandes Lima, “esculpiu” os mascotes dos dois principais eventos de Monte Belo do Sul lado a lado: o Polentino e o Uvalino, mascote da Festa de Abertura da Vindima.
Mín. 14° Máx. 29°