Pense na comodidade de sair de Bento Gonçalves e chegar no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em menos de meia hora e sem pegar trânsito ou estradas esburacadas. Este sonho está perto de se tornar realidade com a implantação do serviço de taxi-aéreo que está sendo implantado na Capital do Vinho. As viagens estão previstas para iniciar dia 15 de outubro.
A implantação do serviço foi apresentada na tarde desta quinta-feira, 22, em evento realizado junto ao Aeródromo de Bento Gonçalves, e contou com a presença de autoridades e lideranças empresariais e do trade turístico da Capital do Vinho. A empresa Air Sul será a responsável pela realização das viagens até a capital. De acordo com o diretor da empresa, Ariel Arruda, o transporte de passageiros será feito no sistema de táxi-aéreo, isso porque não há autorização da Anac para a criação de linhas regionais, enquanto não houver uma estrutura com terminal de passageiros e um ponto para a instalação da Infraero. O veículo utilizado será um avião Bandeirante, com capacidade para 18 pessoas e bagagens de até 23 quilos.
Arruda esclarece que serão feitos alguns voos experimentais nos próximos dias. Ele acredita que o primeiro voo oficial até Porto Alegre ocorra no dia 15 de outubro. "Estamos felizes com a oportunidade de prestar este serviço à comunidade de Bento Gonçalves. Porém, é preciso que se crie a cultura de utilizar o transporte aéreo para viajar até a capital", explica o empresário.
Em relação aos preços das passagens aéreas, Arruda explica que serão dois valores iniciais. Para os passageiros que comprarem seu tíquete com uma semana de antecedência antes da viagem, o valor será de R$ 199,00 por pessoa. Quem comprar na semana do embarque pagará em torno de R$ 250,00 pela viagem. O tempo estimado de duração do percurso é de apenas 22 minutos, com o passageiro descendo direto no aeroporto Salgado Filho.
Para o secretário de Turismo, Gilberto Durante, o início das viagens de avião para Porto Alegre devem potencializar ainda mais a atração de turistas para a Capital do Vinho. Durante explica que o transporte aéreo com saída direta de Bento também deve provocar um aumento no turismo de negócios. "Vamos divulgar este facilitador para as principais agências de viagens do país. Por ano, temos em torno de 1,2 mil eventos ocorrendo em nossa cidade e temos capacidade de receber ainda mais", destaca o secretário.
Um levantamento feito recentemente pela Prefeitura mostra que em média 67 bento-gonçalvenses embarcam no Salgado Filho diariamente. Para Durante, esta média deve aumentar com a prestação de serviço de táxi-aéreo. "Bento Gonçalves precisava desta novidade e o trade turístico já vinha se preparando para esta evolução. Nosso objetivo é aumentar em 25% a oferta de leitos no município, passando de três para quatro mil acomodações na cidade", finaliza o secretário de Turismo.