A curiosidade e o medo de expor seu nome e demonstrar sua preferência de voto a 9 meses da eleição oficial têm sido a marca da terceira enquete realizada pelo Notícias de Bento. Nesta edição, a sondagem com os possíveis candidatos a prefeito de Bento Gonçalves já conta com mais de 800 votos, porém, mais de 4 mil pessoas já visualizaram o questionário e não deram sua opinião. A participação encerra ao meio-dia deste domingo, 12.
Os números da enquete mostram a grande curiosidade dos internautas pela pesquisa. Até às 9h deste sábado, 11, mais de 4 mil pessoas acessaram o site da enquete. Porém, deste total, apenas 814 tiveram coragem de colocar seu voto. Isso acontece porque a sondagem exige que o participante esteja logado com sua conta do Facebook e, neste caso, sua identificação aparece para quem está organizando a pesquisa.
Perfis falsos votando
Até o momento, a direção do NB identificou a utilização de 47 perfis falsos participando da enquete. Todos estes votos foram retirados do levantamento e não são computados. São perfis com nomes fictícios, perfis sem nenhuma foto ou qualquer tipo de identificação. "O critério adotado pela direção do NB foi retirar estes votos da enquete para garantir o máximo de transparência possível na participação, destaca o diretor do Notícias de Bento. Não vamos revelar em quem foram os votos, mas fazemos um pente fino diariamente em toda a enquete", Marcelo Dargelio.
Resultado parcial mostra Camerini na frente
De acordo com os números apurados até às 9h deste sábado, 11, foram computadas 813 participações. O ex-vereador Moacir Camerini, que ainda está filiado no PDT, lidera a enquete com a preferência de 303 pessoas, ou 37,3%. A diferença aumentou em relação ao segundo colocado, o secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, que soma 114 votos, ou 14% da preferência. Aproximando-se de Virissimo, está Volnei Tesser (Cidadania), que soma 103 votos, ou 12,7% do total.