A mobilização pelo asfaltamento do prolongamento da BR 448 vai ganhando consistência e mostra que os municípios estão unidos em prol desta obra, considerada fundamental para desafogar o tráfego de veículos na Região Metropolitana de Porto Alegre. Nesta quinta-feira, 9 de janeiro, foi realizada no Salão Nobre da Prefeitura Municipal uma reunião do Grupo Juntos pela BR-448. O encontro teve como objetivo realizar o planejamento de ações para busca do prolongamento de 18,7 KM da rodovia que beneficiaa cidades da Serra Gaúcha, Vale dos Sinos, Vale do Caí e Região Metropolitana.
O encontro foi conduzido pelo consultor, Juarez Carlos Tonietto, apresentando alternativas para que o projeto possa sair do papel. Uma das ações realizadas é o abaixo-assinado que está sendo recolhido nos municípios. Em Bento Gonçalves o documento pode ser assinado em frente à sede do Procon na Via del Vino.
Diariamente, mais de 180 mil veículos transitam na confluência da BR-116 com a ERS-240, no Bairro Scharlau, em São Leopoldo, tornando a estrada intransitável. O tráfego intenso atrasa e onera o deslocamento de caminhões, ônibus, ambulâncias, bombeiros e viaturas policiais.
Estiveram presentes o prefeito Guilherme Pasin, prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Pasuch, prefeito de Monte Belo do Sul, Adenir Dallé. Além deles, tambpe participaram do encontro representantes do CICs Serra, Edson Morello, Ademar Petry e Vanessa Flaiban; representantes do MOBICaxias: Ivonei Miguel Pioneer, José Paulo Soares Soffredi, Rogério Rodrigues; do G30-Serra Gaúcha: Thomas Fontana, Tiago Fiamenghi; Parlamento Regional: o vereador de Nova Bassano, Márcio De Conto, os vereadores de Nova Prata, Mario Cortelini, Clarice Chiomento Minozzo, Arnilde Teresa Sosnoski Kriger; e a representante do Corede Serra: Maristela Tomasin Chiapin.