Os motoristas de Bento Gonçalves estão mandando bem no volante. Calma!!! Não são os motoristas que estão andando por aí há bastante tempo, mas sim os que estão saindo das auto-escolas. De acordo com levantamento divulgado pelo Detran RS, em Bento Gonçalves 7 em cada 10 motoristas passam de primeira na prova para tirar CNH.
A média foi de 71,2% e tem como base a soma da média que os três Centro de Formação de Condutores (CFCs) da Capital do Vinho atingiram entre novembro de 2017 e outubro de 2019. O desempenho é bem superior ao registrado no Rio Grande do Sul, onde apenas 42% dos condutores conseguem passar na prova de primeira. O CFC com melhor desempenho no estado vem da cidade de Salvador do Sul, onde 92% dos alunos são aprovados no primeiro teste.
De forma individual, os CFCs da cidade também apresentaram um bom desempenho. O mais destacado foi o CFC Puma, eu conseguiu aprovar 75,8% dos candidatos da categoria B no primeiro teste. Em seguida, aparece o CFC Puma, que atingiu um índice de 69,9% de aprovação dos seus alunos. Já o CFC Bento, teve média de aprovação de 68,1% entre os alunos que realizaram a primeira prova.
De acordo com o diretor técnico do Detran RS, Fábio Santos, vários fatores influenciam no índice de aprovação dos alunos em cada cidade. Ele afirma que o local em que a prova é realizada e o trânsito na cidade interferem no resultado dos candidatos. "O aluno tem que conhecer o local de provas. Fatores geográficos precisam ser levados em conta. Porto Alegre tem um trânsito muito mais movimentado que uma cidade do Interior. Nem por isso os motoristas são piores, já que todos passam pelos mesmos critérios. Existem mais variáveis numa cidade grande do que em uma do Interior", explica o diretor.