
A grande atração da 31ª Feira doLivro na noite desta quinta-feira, 15, é o músico e escritor Thedy Corrêa,homenageado da edição deste ano. Às 19h30min, ele fala sobre a relação entremúsica e literatura no palco central do evento, na Via del Vino. A palestra serepete nesta sexta-feira, dia 16, a partir das 9h15min.
A feira foi aberta naquarta-feira e segue até o próximo dia 25. A patrona é a escritora Denise DaRé. Durante o encontro, os exemplares comercializados pelos 11 livreirosparticipantes – número reduzido em relação a edições anteriores – terão 15% dedesconto.
Ao longo dos 12 dias, autoreslocais também ganharão destaque, com lançamentos de obras e sessões deautógrafos. Confira a programação completa:
PROGRAMAÇÃO
14h – Contação de histórias com Glauter Barros – CongressoBrasileiro de Poesia (Palco da Feira)
14h e 15h30min – Oficina de musicalização infantil “Quando asPalavras Cantam”, com instrumentos confeccionados com material alternativo esucata, com o músico Samuel Sodré, no Sesc
14h30min e 15h30min – Bate-papo com o escritor Dilan Camargo(Palco da Feira)
17h – Lançamento do livro “Amigo não é coisa”, de BeatrizEcker Soares (Palco da Feira)
18h – Acústico – Congresso Brasileiro de Poesia (Palco daFeira)
19h30min – Palestra com o músico e escritor Thedy Corrêa,Escritor Homenageado da 31ª Feira do Livro de Bento Gonçalves (Palco da Feira)
20h30min – Show musical “Chamamé: passado, presente, futuro”,com Alejandro Brittes & Camerata, no Sesc (Informações e ingressos:3452.5344).
16/09 – SEXTA-FEIRA
9h15min – Palestra com o músico e escritor Thedy Corrêa,Escritor Homenageado da 31ª Feira do Livro de Bento Gonçalves (Palco da Feira)
12h - Acústico– Congresso Brasileiro de Poesia (Palco da Feira)
14h – Contação de histórias com Glauter Barros – CongressoBrasileiro de Poesia (Palco da Feira)
14h e 15h30min – Oficina de musicalização infantil “Quando asPalavras Cantam”, com instrumentos confeccionados com material alternativo esucata, com o músico Samuel Sodré, no Sesc
15h30min - Lançamentodo livro “A menina que sabia voar”, de Fabiane Sassi Caio.
16h30min – Intervenção poética com Edmilson Santini –Congresso Brasileiro de Poesia (Palco da Feira)
17h30min – Lançamento do livro “Artífices da uva e do vinho”,de Firmino Splendor (Palco da Feira)
18h30min – Abertura do Estação Primavera em Bento, no Palcoda Feira
19h30min – Recital de Sady Bianchin e Marcela Giannini –Congresso Brasileiro de Poesia (Palco da Feira)
17/09 – SÁBADO
8h45min – Palestra gratuita “Psicomecânica – Um novo caminhopara a evolução e aprofundamento da consciência e capacidade mental”, no Sesc.Informações e confirmação de presença pelo e-mail: [email protected]
9h30min – “Sing with us: Aula cantada em língua inglesa com professoresdo Yázigi (Palco da Feira)
10h30min – Apresentação do Projeto Coração Cidadão (Palco daFeira)
11h – Apresentação do Coral da Fundação Casa das Artes (Palcoda Feira)
12h – Diogo e Camila Farina Acústico (Palco da Feira)
14h – Contação da história do livro “Milu, a galinhad’Angola”, com a autora Gisele Maria Weirich, no Espaço daBiblioteca Pública na Feira do Livro
14h30min – Contação da história “Os medos de Ritinha ”, deautoria de Denise Da Ré, com Gisele Maria Weirich, no Espaço daBiblioteca Pública. Após, sessão de autógrafos com a autora
15h30min – Teatro de fantoches “Geovanella e Bartoldo em:Terra à vista”, com Fabiane Sassi Caio e Gilmar Caio (Palco da Feira)
16h30min – Apresentação de danças urbanas do Grupo Nest Panos(Palco da Feira)
17h – Lançamento do álbum de música ítalo-gaúcha“Identidade”, de Jéverson Carelli (Palco da Feira)
18h – Trebbiano Acústico (Palco da Feira)
18/09 – DOMINGO | PROJETO PARQUE LITERÁRIO
10h às 20h – Praça Gastronômica, com Food Trucks na Via del Vino
11h – Samuel Pedrotti Acústico (Palco da Feira)
13h – Samuel Pedrotti Acústico (Palco da Feira)
14h30min – Workshop com Anderson Lopes, JulianaPoletto e Eduarda Soliman, autores do Mangá-Q “Homekan – Herdeiros de Gaia”(Palco da Feira)
16h - Espetáculomusical com o Quarteto New Orleans, de Caxias do Sul (Palco da Feira)
17h – Show Banda Antro (Palco da Feira)
18h – Show Banda Black Soul Soda (Palco da Feira)
19/09 – SEGUNDA-FEIRA
10h30min – Esquete teatral com Débora Lima (Palco da Feira)
12h – Samuel Pedrotti Acústico (Palco da Feira)
14h – Contação da história “Os amores de Liana ”, de autoriade Denise Da Ré, com Gisele Maria Weirich, no Espaço daBiblioteca. Após, sessão de autógrafos com a autora
15h – Darwin Rockabilly (Palco da Feira)
17h – Apresentação do Studio de Dança Fabricio Lisboa (Palcoda Feira)
18h – Antro Acústico (Palco da Feira)
20/09 – TERÇA-FEIRA (FERIADO)
11h – Contação de histórias com Bárbara Catarina (Palco daFeira)
12h – Jéverson Carelli Acústico (Palco da Feira)
14H – Contação da história “Os medos de Ritinha ”, de autoriade Denise Da Ré, com Gisele Maria Weirich, no Espaço daBiblioteca. Após, sessão de autógrafos com a autora.
15h – Jovem Ainda Acústico (Palco da Feira)
16h – Contação de Histórias com a escritora Léia Cassol(Palco da Feira)
17h - Lançamento do Livro "Era uma vez...em BentoGonçalves", da escritora Léia Cassol, no Espaço de Autógrafos
18h – Invernada artística do CTG Paisanos da Tradição
19h – Show “Sensibilidade”, com Tatiéli Bueno, cantoralatino-americana, com influências de diversas fontes musicais, especialmente damúsica sul-riograndense (Palco da Feira)
21/09 – QUARTA-FEIRA
8h30min às 11h – Oficina sobre ilustração com a escritora eilustradora Monika Papescu, no Sesc. (Informações e inscrições pelo fone3452.5344, mediante aquisição de um livro da Editora Papo Abissal)
9h – Palestra musicada com o escritor Felipe Sandrin (Palcoda Feira)
10h – Encontro com aescritora Léia Cassol (Palco da Feira)
12h – Diogo e Camila Farina Acústico (Palco da Feira)
13h – Apresentaçãodo Projeto Coração Cidadão (Palco da Feira)
13h30min – Encontro com a escritora Léia Cassol(Palco da Feira)
14h e 15h30min – Oficina de musicalização infantil “Quando asPalavras Cantam”, com instrumentos confeccionados com material alternativo esucata, com o músico Samuel Sodré, no Sesc
14h30min e 15h30min – Encontro com a escritora e ilustradoraMonika Papescu (Palco da Feira)
17h – Kelvin ao Piano (Palco da Feira)
18h – Recital Poético “Do Pampa à Amazônia”, com o escritor epajador Pedro Júnior da Fontoura (Palco da Feira)
19h – Lançamento do livro “Pajadas e curiosidades às dançastradicionais gaúchas”, de Pedro Júnior da Fontoura e Léia Cassol (Palco daFeira)
19h30min – Palestra-show “O que ouvi de Raul”, com GiovanniMattiello, no Sesc. (Informações e ingressos: 3452.6103).
22/09 – QUINTA-FEIRA
8h30min às 11h – Oficina “Poesia e Linguagem”, com o escritore brincadeiro Mario Pirata, no Sesc. (Informações e inscrições:3452.5344).
9h30min - Palestra com a escritora Cintia Moscovich (Palco daFeira)
12h – Rafael Teclas Piano Solo (Palco da Feira)
14h – Storytelling: Contação de Histórias em inglês, com aequipe de professores Yázigi (Palco da Feira)
14h e 15h30min – Oficina de musicalização infantil “Quando asPalavras Cantam”, com instrumentos confeccionados com material alternativo esucata, com o músico Samuel Sodré, no Sesc
14h30min e 15h30min – Encontro com o escritor e brincadeiro MarioPirata (Palco da Feira)
17h – Apresentação da Orquestra de Violões da Abraçaí (Palcoda Feira)
23/09 – SEXTA-FEIRA
8h e 9h30min – Encontro com o escritor Christian David, noSesc
9h15min - Palestra com a escritora Claudia Laitano (Palco daFeira)
12h – Darvin Rockabilly Acústico (Palco da Feira)
14h e 15h30min – Oficina de musicalização infantil “Quando asPalavras Cantam”, com instrumentos confeccionados com material alternativo esucata, com o músico Samuel Sodré, no Sesc
14h e 15h30min – Encontro com o escritor Christian David(Palco da Feira)
17h – Participação de autores locais: apresentação dos livrose sessão de autógrafos (Palco da Feira)
– Alzir Cogorni, autor do livro “Primeiras lições de vida”
– Rinaldo Dal Pizzol, autor do livro “Paisagens do vinhedorio-grandense”
– Darcy Loss Luzzato, autor do livro “Almanaque talian”
18h30min – Show doGrupo Toque Novo (Palco da Feira)
24/09 – SÁBADO
8h45min – Palestra gratuita “Psicomecânica – Um novo caminhopara a evolução e aprofundamento da consciência e capacidade mental”, no SescBento Gonçalves (Informações e confirmação de presença pelo e-mail:[email protected])
9h30min – Sing with us: Aula cantada em língua inglesa comprofessores do Yázigi (Palco da Feira)
11h – Apresentação da Orquestra do Projeto Acorde – InstitutoTarcisio Michelon (Palco da Feira)
12h – Giovani Stormoski Acústico (Palco da Feira)
13h30min – Apresentação do Projeto Coração Cidadão (Palco daFeira)
14h – Workshop de Literatura Fantástica (Palco Da Feira)
– Lucas De Lucca, autor de “O Corvo Negro”
– Luiz Henrique Batista, autor de “Os Doze Guardiões da Luz”
– Christopher Kastensmidt, autor da série “A Bandeira doElefante e da Arara”
– Ketrin dos Santos, booktuber do canal“Arabesqueando”
16h30min – Espetáculo musical instrumental com o grupo AriaTrio, de Caxias do Sul (Palco da Feira)
18h – Show da banda Jovem Ainda (Palco da Feira)
25/09 – DOMINGO | PROJETO PARQUE LITERÁRIO
10h às 20h – Praça Gastronômica, com food trucks na Via delVino
11h – Maurício e Roger Acústico (Palco da Feira)
13h – Giovani Stormoski Acustico (Palco da Feira)
14h – Contação da história “Os Amores de Liana ”, de autoriade Denise Da Ré, com Gisele Maria Weirich, no Espaço da Biblioteca. Após,sessão de autógrafos com a autora
15h – Espetáculo Teatral Infantil “Marilú”, com o GrupoTrompin Teatro, de Caxias do Sul (Palco da Feira)
16h – Encerramento da 31ª Feira do Livro de Bento Gonçalves(Palco da Feira)
16h30min – Show com a banda Don Camaleone (Palco da Feira)
18h – Show Beatles no Acordeon (Palco daFeira)
LIVRARIAS PARTICIPANTES
Adriano Livros – Bento Gonçalves
Apolo Papéis e Presentes – Bento Gonçalves
Aquarela Livraria – Bento Gonçalves
Beto dos Livros – Caxias do Sul
Centro Espírita Cacique de Barros – Bento Gonçalves
Centro Espírita Allan Kardec – Bento Gonçalves
Confraria das Letras – Veranópolis
Livraria Do Arco da Velha – Caxias do Sul
Livraria Evangélica A Videira – Bento Gonçalves
Livraria Paulinas – Caxias do Sul
Sebo Livros ETC – Bento Gonçalves
Atividades Paralelas:
Food Trucks
Brinquedos Infláveis
Shows Musicais
Atividades Literárias
Espaço da Biblioteca Pública Castro Alves
Leitura em Movimento – Troca-troca de Livros
Atividades Literárias
Projeto Temático “Do verso ao refrão, da palavra à música”
Espaço Interativo de Música e Literatura
Mostra Artística “Destinos”, de Vildete Dall Bello Pessuto
Telas de acrílico, aquarela e /ou carvão que retratam apaixão pelo Brasil das diversidades: das raças, das músicas, das artes e dasculturas
Vernissage: dia 5 de setembro de 2016, às 19h
Período de visitação: de 6 a 30 de setembro
Horário: das 8h às 11h45min e das 13h30min às 21h
Onde: Fundação Casa das Artes (rua Herny Hugo Dreher, 127,bairro Planalto)
Entrada franca
Mostra de Desenho das Oficinas da Fundação Casa das Artes
A mostra é a culminância dos trabalhos realizados nasoficinas de desenho da Fundação Casa das Artes ministradas pelos professoresMicael Biasin e Douglas Garcia Dias.
Quando: de 1º a 30 de setembro
Horário: das 8h às 11h45min e das 13h30min às 21h
Onde: Hall de Entrada da Fundação Casa das Artes (Rua HernyHugo Dreher, 127, bairro Planalto)
Entrada franca
Mostra Artística Livros dos Artistas
Livros dos Artistas, vinculado ao Grupo de Pesquisa CNPq ArteImpressa, do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria, éum grupo de pesquisa que investiga experiências gráficas com o livro protótipo,que possui duas linhas de pesquisa: Livro de Artista e Arte GráficaContemporânea. O Grupo de Pesquisa Arte Impressa desenvolve trabalhos nos quaisbusca expandir o conceito de construção reflexiva usando, entre outros modos,do formato livro. A partir de diferentes abordagens formais, pretende mostrar ainesgotável capacidade da arte em provocar reflexões, sentimentos, propiciarnovos questionamentos e leituras sobre temas da realidade atual.
Quando: de 2 a 30 de setembro de 2016
Horário de visitação: das 8h às 11h45min e das 13h30min às 21h
Onde: Fundação Casa das Artes (rua Herny Hugo Dreher, 127,bairro Planalto)
Entrada franca
Mostra de Maquetes – A Vida e a Obra de Astrogildo Sonza
Marceneiro de profissão há mais de 60 anos, Astrogildo Sonzadesde 1997 mantém um hobby: criar maquetes. Seu atelier de trabalho é também oseu estúdio de criação. Nele, seja por encomendas ou pelo prazer de concebermaquetes, um mundo em miniatura é evocado. São prédios, casas, locais, de BentoGonçalves (e de outros lugares) que expressam parte da história do municípiocomo a Maria Fumaça, a Prefeitura Municipal e a Escola Estadual Pedro Vicenteda Rosa (que não existe mais).
Período: 1º de setembro a 31 de outubro
Horários de visitação: das 8h às 11h45min e das 13h30min às17h45min, de terça-feira a sábado
Local: Museu do Imigrante (rua Herny Hugo Dreher, 127, bairroPlanalto)
Entrada franca
Mostra Simões Lopes Neto
A exposição “João Simões Lopes Neto – O escritor da almagaúcha” é composta de 12 painéissobre a vida e a obra do escritor, que comtraço impressionista manejou a voz e o silêncio da pampa e criou BlauNunes, o gaúcho brasileiro.
Período de visitação: 1º a 30 de setembro
Onde: Sesc Bento Gonçalves (rua Cândido Costa, 88, Centro)
Visitação: de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados,das 8h às 12h
Entrada franca