Os tremores de terra que assustaram moradores em vários bairros de Caxias do Sul, começaram em Bento Gonçalves. A informação é do Centro de Sismologia da USP, que constatou o primeiro sinal de abalo na Capital do Vinho. Tremores também ocorreram na cidade de Pinto Bandeira. Apesar disso, não há motivos para pânico na população.
De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), por meio do Observatório Sismológico da UnB e do Centro de Sismologia da USP, foi constatado que o primeiro tremor foi registrado em Bento Gonçalves por volta da 1h48min desta segunda-feira, 13 de maio. A magnitude dos tremores chegou a 2.4 graus na escala mR, desenvolvida especialmente para abalos sísmicos ocorridos no Brasil. Foi o mais forte registrado na Serra Gaúcha, porém, considerado baixo em uma escala de 10, não oferecendo riscos à população.
Em Pinto Bandeira, os tremores foram de 2.3 graus na escala mR e ocorreu por volta das 2h37. Em Caxias do Sul, a magnitude dos tremores também foi de 2.3 graus e ocorreram duas vezes, às 2h58 e às 3h03.
Qual é a causa dos tremores de terra no Rio Grande do Sul?
Os tremores ocorrem em paralelo às enchentes que assolam a região do Rio Grande do Sul, e há a hipótese do fenômeno ter sido causado por acomodação do solo devido às fortes chuvas. No entanto, segundo o sismólogo Bruno Collaço, do Centro de Sismologia da USP, ainda não é possível fazer uma correlação do tremor com as chuvas, embora ele não descarte a possibilidade.
De acordo com a Escala Richter, os efeitos de tremores são pouco percetíveis até os 3,4 graus. A partir de 3,5 graus é possível ouvir o barulho do tremor. Aos 4,3 graus, móveis são balançados e pequenos objetos podem ser derrubados. Muros são rachados e objetos pesados são deslocados aos 5 graus. Dos 6 em diante são registrados danos consideráveis a construções.
Mín. 10° Máx. 26°