Bento Gonçalves será a Capital do Mercosul pelos próximos dois dias. A partir desta quarta-feira, 4 de dezembro, o Vale dos Vinhedos começa a receber os chanceleres que vão participar da 55ª Cúpula do Mercosul. Conforme previsão informada pela assessoria de imprensa do Itamaraty, a maioria deles já está na Capital do Vinho desde a terça-feira, 3.
Nesta quarta-feira, a reunião entre os ministros de Relações Exteriores dos países do Mercosul está marcada para as 14h30min. Às 15h, eles se reúnem no âmbito do Conselho Mercado Comum, fórum composto também pelos ministros da Economia dos países do bloco e que é o órgão superior do Mercosul, ao qual cabem as decisões políticas. A ausência do ministro da Economia Paulo Guedes já foi confirmada.
Presidente Jair Bolsonaro chega na quinta-feira, 5
A reunião entre os chefes de Estado do Mercosul está marcada para as 11h desta quinta-feira, 5 de dezembro. Estarão presentes o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, da Argentina, Maurício Macri, do Paraguai, Mario Abdo, e a vice-presidente do Uruguai, Lucía Topolansky. Os presidentes estrangeiros devem chegar em Bento Gonçalves no final da tarde desta quarta-feira. Já o presidente Jair Bolsonaro deve chegar na Capital do Vinho somente na quinta-feira. A agenda oficial do presidente informa que a chegada está prevista para acontecer em torno das 9h20min. O presidente passará o dia inteiro em Bento Gonçalves, devendo participar de diversas reuniões durante o dia. Além disso, Bolsonaro participar de um jantar oferecido aos chefes do Estado durante a noite.