
A Câmara Municipal de Bento Gonçalves realiza nesta quarta-feira, 23, a partir das 18h30, uma Sessão Solene para outorga da Portaria de Louvor e Agradecimento ao jornalista e ex-vereador Itacyr Luiz Giacomello. A homenagem se deve a sua dedicação e contribuição para o município de Bento Gonçalves, sendo considerado uma das memórias vivas da Capital do Vinho. A proposição, aprovada por unanimidade no Legislativo, partiu do vereador Edson Biasi (Progressistas).
Giacomello nasceu em Bento Gonçalves, no dia 21 de setembro de 1938, com má formação congênita, que resultou na total atrofia dos seus membros inferiores. Aprendeu a conviver com o problema, tendo-se condicionado, assim que passou a conhecer a vida, a superar sua deficiência e " ser alguém na vida".
Seu casamento com Neide Terezinha Scarton Giacomello (in memorian) resultou em dois filhos (Fabiane e Vicente) e duas netas (Brenda e Alice). Foi correspondente do Diário de Noticias, Correio do Povo e Jornal do Comércio. Foi duas vezes presidentes do Clube Ipiranga e foi vereador nas legislaturas de 1968/1972, 1977/ 1983 e 1984/1988. Na Câmara também foi chefe do Gabinete de Imprensa. A Sessão Solene será transmitida ao vivo pela TV Câmara Bento.
Como parlamentar, Giacomello foi decisivo para várias conquistas que beneficiaram a comunidade bento-gonçalvense, dos quais se destacam: a construção da Pipa Pórtico; a instalação do Banrisul Cidade Alta; Instituto Médico Legal; Projeto beneficiando Deficientes Físicos (vagas de trânsito, rampas etc); escada Magirus; Feira Livre; Ações Comunitárias; ponte de concreto via Pinto Bandeira e o prédio da Delegacia de Polícia.
Atualmente, Giacomello é colunista do Jornal Semanário, integrante da comunidade São Bento e é fundador e secretário da Confraria In Vino Veritas. Atuou ainda na Abraçaí, nos Lions Clube Centro e Cidade do Vinho. Foi secretário do Conselho Paroquial Cristo Rei, entre outras ações que marcaram sua jornada e motivaram a proposição do vereador Biasi.