Pais de alunos da Escola Municipal Alfredo Aveline, localizada no bairro Borgo, em Bento Gonçalves, estão reclamando sobre a retirada do estacionamento em frente ao educandário. Agora, é somente uma área de embarque e desembarque, mas segundo eles, a mudança complica para aqueles que tem filhos de 4 a 9 anos que estudam no local. A Secretaria de Mobilidade Urbana comenta que foi um pedido da Direção e que ainda estão avaliando o movimento.
A situação foi divulgada através de um grupo público da comunidade no Facebook. De acordo com a postagem de uma das mães, Reciani Ereno Sansonowicz, a direção da Escola proibiu os pais de entraram com seus carros no estacionamento do educandário, então a maioria estava estacionando na via, porém, na última semana, a Secretaria de Mobilidade Urbana pintou os cordões de amarelo e colocou uma placa de "Somente embarque e desembarque". "A Escola Alfredo Aveline proibiu que os pais entrem no pátio com os carros. Até aí tudo bem. O que todo mundo sabe é que não tinha vaga para estacionar na rua também, do lado de fora da escola. Pois bem, o que a Prefeitura fez agora? Pintou de amarelo praticamente toda calçada desde baixo até quase na esquina, onde os carros só podem parar para desembarque. Não é mais possível estacionar em nenhum lugar próximo para levar ou buscar o filho dentro da escola. São poucas vagas na quadra de cima e que não dão conta com o movimento da escola. A pergunta é: como os pais farão com as crianças? Crianças de 4, 5, 6, 7, 8, 9 anos terão que ficar sozinhas na rua esperando os pais chegarem, já que não tem mais estacionamento nem na rua?", questiona Reciani.
Nos comentários da publicação, um participante destaca que a mudança trará ainda mais problemas nos dias de chuva. "Ficou difícil agora, só a pé. Quero ver nos dias de chuva a tranqueira," frisa.
Outra integrante comenta que já viu pessoas desrespeitando a nova sinalização. "Sendo que hoje a tarde (terça-feira), tinha vários carros estacionados na "faixa de embarque". Ficou péssima, horrível essa solução, acredito que precisa ser revisto, talvez teriam que liberar o estacionamento dos dois lados, não tirar os poucos lugares que tínhamos," revela.
Além disso, a Reportagem do NB recebeu reclamações de pessoas que moram em frente ao educandário, comentando sobre a dificuldade que é entrar e sair de seus prédios devido a instalação de tachões na via. "Colocaram tachões na frente do meu prédio. Quem vem de baixo faz o que? Estamos indignados. Aonde que vamos fazer o retorno? Pois além dessa mudança, na frente da garagem tem um poste de luz, ai para entrar, tem que fazer uma curva bem aberta para não bater," comenta o morador.
Questionamos o Secretário de Mobilidade Urbana, Henrique Nuncio, sobre a modificação do estacionamento e ele destaca que está em período de testes e que foi um pedido da direção da Escola. "A mudança no trânsito da Escola Alfredo Aveline foi realizada para contemplar a área para embarque e desembarque dos alunos a pedido da Direção. A secretaria acompanha durante a primeira semana de aula para verificar a necessidade de adaptações," explica, sem muitos detalhes.
Mín. 13° Máx. 19°