A Receita Estadual promove, a partir de segunda-feira (26/2), mais um ciclo de lives do Diálogos Setoriais . Nessa rodada, o setor atacadista e mais quatro segmentos produtivos da indústria terão seu desempenho econômico de 2023 analisado por representantes do fisco e do setor privado. Na ocasião, serão apresentados os indicadores divulgados no Boletim Setorial elaborado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz).
A primeira live da rodada de conversas terá foco no setor de atacado, na segunda-feira, a partir das 9h. Com desempenho financeiro vigoroso no ano passado, o setor elevou em 2,3% o volume de vendas em relação a 2022, acumulando o montante de R$ 212 bilhões em circulação de mercadorias. O destaque foi o segmento de produtos odontológicos e hospitalares, com um crescimento de 20,4%.
Também na segunda, às 14h, será a vez de abordar a performance do setor coureiro calçadista. Na terça-feira (27/2), a conversa se dedica aos segmentos têxtil e de embalagens plásticas, fechando com a análise do comportamento do setor de tintas e solventes na quarta-feira (28/2) – os horários das transmissões estão disponíveis abaixo.
As rodadas de conversas com as entidades pretendem subsidiar o aperfeiçoamento de políticas públicas – em especial, as tributárias – e oferecer informações relevantes sobre o comportamento econômico dos setores produtivos no Rio Grande do Sul. A análise detalhada da trajetória de desempenho das áreas, com a possibilidade de comparação entre períodos específicos, também ajuda a identificar possíveis oportunidades de mercado e eventuais gargalos produtivos e a avaliar a eficiência de medidas tributárias.
O Diálogos Setoriais integra o programa Desenvolve RS, criado pela Sefaz com o intuito de fortalecer e ampliar o diálogo do fisco com os representantes do setor produtivo gaúcho. O programa é composto por uma série de iniciativas, como a publicação periódica do boletim digital RS360 , que apresenta análises econômico-tributárias sobre a performance de diversos segmentos da economia e conteúdos relevantes sobre o universo fiscal e tributário.
Datas e horários das lives
Texto: Rodrigo Azevedo/Ascom Sefaz
Edição: Secom
Mín. 16° Máx. 28°