Com buquê na mão, sorriso no rosto e o olhar atento de testemunhas e familiares, 42 casais de Bento Gonçalves disseram o tão esperado sim neste sábado, 5 de outubro, durante o Casamento Comunitário 2019. A parceria da Prefeitura de Bento Gonçalves, através do Gabinete da Primeira-Dama e Secretaria de Habitação e Assistência Social, Câmara de Vereadores, Universidade de Caxias do Sul e Cartório de Registro Civil proporcionou um momento mágico no Ginásio da UCS Carvi. Três casais desistiram do casamento.
Embalados ao som da marcha nupcial os casais foram conduzidos por um corredor com direito a tapete vermelho. "São sete anos juntos e é maravilhoso ver que está chegando o grande dia. É muita emoção", destacou Taini Rodrigues da Silva Caldeira. Sentimento compartilhado com o noivo, que logo passaria ser esposo , Matheus Paulino Pissetti "é a união perante Deus, estamos firmando um compromisso sério. Apesar de estarmos há sete anos juntos, isso marca e fortifica. Emoção que não tem como explicar".
O presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael Pasqualotto (Progressistas), destacou que o momento ficará marcado na vida não só dos casais, mas de todos que se envolveram para que o Casamento Comunitário se tornasse uma realidade. "Incrível o que estamos vivendo, fazendo história. Há uns anos Deus colocou algo no meu coração e junto com o Gabinete da Primeira Dama e parceiros fomos construindo este momento, que só aconteceu porque tem muitas mãos envolvidas. Eu acredito que a instituição mais importante da sociedade é o casamento e hoje estamos proporcionando isso para 42 casais", resumiu o presidente.
Emocionada, a primeira-dama Cynthia Pasin destacou que o momento era de alegria e realização. "Desde o momento que entrei aqui e vi os casais, eu vi a alegria transcender. Alegria que é uma realização para nós que podemos participar de um momento tão especial para vida de vocês. Casais jovens, casais maduros, com filho, ou sem. Marcar essa união como registro é mais um momento de felicidade para vocês. O registro fica no papel e as boas lembranças na memória. Isso entra para história do nosso município", afirmou Cynthia.
Após foi realizado o casamento civil. A solenidade foi aberta pelo responsável legal pelo Ofício de Registro Civil, Gerson Tadeu Astolfi Vivan e após conduzidos por quatro juízes de paz. Cada cerimônia foi realizada individualmente. Em seguida, foi realizado um momento de benção, marcado pela emoção. Foi exibido um vídeo com uma mensagem do Frei Jaime Bettega e após com o Pastor Jivanildo. O evento encerrou com o beijo e um brinde coletivo. "Muita emoção, era um sonho de 10 anos, que foi realizado com esta oportunidade dada", comentou Thaline Ribas Resta e o noivo Valdisnei Santana, que foram acompanhados pela pequena Ana Laura de 3 anos.