Em plena era digital, onde quase todos estão conectados em celulares e redes sociais, os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Maria Borges Frota (CAIC) resolveram inverter o processo. Eles produziram cartões postais na disciplina de Geografia, dentro do conteúdo atualidades do Brasil, para distribuir para amigos e familiares.
A ideia foi considerada inovadora, devido a falta de relacionamento mais próximos que o mundo digital. O objetivo, além do conteúdo aliado a arte, foi de sair das mensagens automáticas da redes e mídias sociais e voltar ao breve passado onde se escreviam cartas e se enviavam cartões postais, hoje desconhecidos da maioria dos jovens. Cada aluno produziu seu cartão e escolheu um amigo ou familiar para ser agraciado.
Os alunos ainda estão trabalhando o tema em outras disciplinas. A atividade estimulou os alunos que ainda tem como tarefa receber uma fotografia de quem recebeu o cartão, sendo reenviado ai sim pelas redes sociais, comentou a professora de Geografia. A aluna Cleire confeccionou dois cartões um para seu filho que adora buscar as correspondências na caixa do correio e terá a surpresa pela primeira vez de receber um cartão postal e para sua irmã que é professora.