O maior evento profissional de vinhos da América Latina abre na próxima quarta-feira, 25, celebrando crescimento de 20% no número de expositores em relação à primeira edição. A Wine South America - Feira Internacional do Vinho reunirá 300 marcas nacionais e internacionais (em 2018 foram 250), sendo que 180 são brasileiras. Do total, 1/4 é estreante.
Entre as principais ações da feira, está o Projeto Comprador, que também apresenta números expressivos. Até o dia 27 de setembro, Bento Gonçalves receberá através da iniciativa 230 supermercadistas, varejistas, importadores, representantes de lojas de vinhos e restaurantes do Brasil e Exterior, que participarão das negociações que devem superar os R$ 10 milhões. Nos três dias de evento, 6 mil compradores de todos os estados brasileiros e de mais de 20 países devem passar pela Fundaparque.
A segunda edição da Wine South America trará expositores do Velho Mundo (Áustria, Espanha, Itália, Portugal, França, Eslovênia e Líbano) e do Novo Mundo (África do Sul, Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos e Uruguai), que apresentarão os últimos lançamentos em tintos, brancos, rosés e espumantes.
A participação de vinícolas brasileiras será mais expressiva neste ano, com produtores dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Bahia. As marcas verde-amarelas irão demonstrar toda a qualidade e diversidade do setor brasileiro, reconhecido por mais de 4 mil premiações já conquistadas no Exterior. Entre os lançamentos, destaque para a apresentação de rótulos da safra 2018, considerada uma das melhores da década. Algumas destas novidades e outros produtos das vinícolas expositoras poderão ser adquiridos na loja oficial da feira, na entrada do pavilhão de 10 mil metros quadrados.
A adesão de produtores internacionais também é recorde, em razão de a feira estar sediada no maior país da América do Sul e com o maior potencial de consumo do continente. Além do Brasil, outros 12 países estão confirmados no evento, com destaque para os espaços da Argentina, por meio do Wines of Argentina, do Uruguai, representado pelo Uruguay Wines, e do Chile, pelo ProChile, reforçando o posicionamento da Wine South America como o maior evento profissional do setor no continente latino-americano e principal plataforma de relacionamento entre o mundo do vinho e a América do Sul.
Marcos Milaneze, diretor da Milanez & Milaneze, empresa do grupo Veronafiere, enfatiza a consolidação da feira já no segundo ano de realização, com crescimento no número de expositores, de países participantes e de compradores. “Os mercados brasileiro e da América Latina têm um potencial de crescimento que é percebido pelas vinícolas do mundo inteiro. O principal foco é a realização de negócios, mas também teremos espaços importantes para cursos, palestras e troca de informações com o público. Além disso, a realização numa das regiões produtoras também fortalece o enoturismo”, informa.
Outros setores também terão destaque na Wine South America. O Azeite Experience - Salão do Azeite vai apresentar as últimas novidades do setor de olivicultura e o Spirits Brasil - Salão de Cachaça e Destilados será uma importante vitrine para o mercado de bebidas destiladas e cachaças.
Ingressos podem ser adquiridos antecipadamente, por meio do site www.winesa.com.br, ou no local, durante o evento.
Rodadas de Negócios e Projeto Comprador
As bem-sucedidas Rodadas de Negócios e Projeto Comprador iniciadas no ano passado serão ampliadas em 2019, com a participação de 230 profissionais nacionais e internacionais. Viabilizado por meio de parceria da Milanez & Milaneze/Veronafiere com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, o Projeto Comprador trará à Wine South America representantes do trade de todos os estados brasileiros e de outros 13 países: Bélgica, Chile, China, Colômbia, Curaçao, Estados Unidos, Paraguai, Peru, Polônia, Irlanda, Inglaterra, Rússia e Suriname.
Wine, Evino e Alistair Cooper presentes na feira
A 2ª edição da Wine South America também será marcada por conteúdos de qualidade e parcerias com alguns dos principais nomes do segmento no Brasil. O grande destaque desta edição será o espaço Wine Conference. No dia 26, haverá uma mesa redonda sobre o futuro do e-commerce de vinhos no Brasil: Desafios, oportunidades e crescimento de mercado, com palestras ministradas pelos profissionais Rogério Salume (Founder & Chairman da Wine.com.br) e Ari Gorenstein (CEO da Evino.com.br), com mediação do gerente de Promoção dos projetos Vinhos do Brasil e Wines of Brasil, Diego Bertolini.
Principal atração da edição anterior, o Master of Wine britânico Alistair Cooper está de volta para apresentar, no dia 25, no espaço Wine Tasting a masterclass interativa com a sua seleção de melhores vinhos e espumantes brasileiros. No mesmo ambiente, serão promovidas, ainda, diversas degustações orientadas de vinhos em parceria com a seccional gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) e masterclasses sobre vinhos ícones da Argentina, Áustria, França, Itália, Portugal e Uruguai.