Com base nos dados de novembro de 2023, o Observatório da Economia (OECON) apresentou seu novo boletim, destacando a situação do mercado de trabalho em Bento Gonçalves. Mesmo enfrentando um saldo negativo de empregos naquele mês (-23), o município conseguiu manter a décima posição entre os maiores geradores de oportunidades de emprego no Rio Grande do Sul ao longo do ano.
Apesar da queda significativa em relação a outubro, quando foram criados 227 empregos, Bento Gonçalves acumulou mais de 1,2 mil postos de trabalho gerados ao longo do ano. Contudo, esse número é inferior ao mesmo período do ano anterior, indicando uma desaceleração no ritmo de crescimento, com uma redução de 24,1%.
O setor industrial enfrentou seu pior desempenho em novembro, registrando -87 vagas, marcando o terceiro mês do ano com resultados negativos. A indústria moveleira foi a que mais contribuiu negativamente, seguida pelos setores de borracha e plástico.
Em contrapartida, os segmentos de serviços (+38), construção (+10) e comércio (+14) encerraram novembro com saldos positivos, sendo que apenas o setor de comércio apresentou um desempenho superior ao mês de outubro.
O boletim do OECON, vinculado ao Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), também destacou o desempenho do contingente de mão de obra empregada no município, totalizando 49.352 postos de trabalho, um aumento de 2,6% em relação ao fechamento de 2022. Considerando os Microempreendedores Individuais (MEIs), o número total de registros atinge 61.904. O relatório ressalta que a participação dos MEIs representa 20,3%, indicando que a cada quatro empregos formais no município, há um MEI.