Terça, 06 de Maio de 2025
12°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

PMEs precisam aprimorar jornada de compra no omnichannel

Pesquisa da Fiserv com o Sebrae-SP aponta que 61% dos empreendedores do Estado de São Paulo usam as redes sociais para a interação com o cliente, m...

Marcelo Dargelio
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Dino
02/01/2024 às 17h50

Apesar de os pequenos e médios negócios do Estado de São Paulo utilizarem bastante as redes sociais para a interação com clientes, a jornada de pagamentos ainda precisa ser aperfeiçoada. A pesquisa Fiserv Insights: Meios de Pagamento das PMEs, realizada com 1.308 empreendedores do Estado de São Paulo, pela Fiserv, em parceria com o Sebrae-SP, aponta que o WhatsApp (73%) e as redes sociais (61%) são amplamente utilizados para a interação com o cliente, se comparado a lojas físicas (49%). No entanto, enquanto 62% usam o WhatsApp para vender, apenas 36% vendem pelas redes sociais. Sites próprios (31%) e marketplaces (10%) ainda são pouco explorados para vendas dos empreendedores, enquanto as lojas físicas respondem por 56% das vendas.

Segundo a Fiserv Insights, 35% dos empreendedores do Estado de São Paulo não conhecem o WhatsApp Pay, 25% conhecem e pretendem utilizar e, apenas 8% utilizam. Já 31% conhecem, mas não pretendem utilizar. E 1% já utilizaram, mas não usam mais.

Além disso, existe um grande potencial de crescimento dos pagamentos digitais nos pequenos e médios negócios, que são fundamentais para apoiá-los numa jornada de compras completa. No caso de QR Code para receber pagamentos, 24% conhecem, mas nunca utilizaram, 6% não conhecem e 29% conhecem, mas quase não utilizam. Apenas 25% utilizam sempre.

As carteiras digitais também são pouco exploradas pelas PMEs, assim como o link de pagamento, ainda com pequena participação nas vendas por WhatsApp (7%) e redes sociais (5%).

Para Frederico Souza, vice-presidente de Precificação, Planejamento e Alianças do Brasil na Fiserv, entender as necessidades e os perfis dos empreendedores é essencial para apoiar a digitalização dos PMEs. “Ter opções de links de pagamento e pensar em soluções para o e-commerce são maneiras que a Fiserv tem para oferecer soluções em sintonia para as 9 milhões de micro e pequenas empresas no país que representam 27% do PIB”.

Frederico destaca que, diante de um consumidor mais digital, o empreendedor deve diversificar canais de vendas e meios de pagamento, com segurança e agilidade, aperfeiçoando a jornada omnichannel.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves, RS
23°
Tempo nublado
Mín. 12° Máx. 25°
23° Sensação
0.45 km/h Vento
58% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h57 Nascer do sol
06h57 Pôr do sol
Quarta
27° 12°
Quinta
29° 15°
Sexta
31° 15°
Sábado
19°
Domingo
18°
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,70 +0,27%
Euro
R$ 6,49 +0,77%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 574,682,72 +0,46%
Ibovespa
133,535,94 pts 0.03%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada