
A CERAN está oferecendo uma ótima oportunidade para grupos teatrais. É que até o mês de dezembro, a empresa pretende selecionar um grupo de teatro para desenvolver as atividades teatrais do projeto “Gera Ação: a Energia da Arte”, idealizado e executado pelo Instituto Humaniza.
A contratação do grupo teatral dependerá da aprovação do projeto pelo Ministério da Cidadania em 2020 para que as atividades sejam realizadas em 2021. É por isso que os grupos inscritos vão passar pelo processo seletivo ainda este ano, de modo que a solicitação para a aprovação pela Lei de Incentivo à Cultura já contemple todas as informações sobre o projeto, inclusive o grupo teatral selecionado. Se aprovado, a CERAN aportará recursos para realização dos trabalhos e remuneração dos atores participantes.
As atividades preveem a realização de apresentações teatrais em escolas, criação de teatro-fórum para educadores e agentes culturais, organização de oficinas de alfabetização cênica para alunos e professores, dentre outras atividades. O tema a ser abordado é “Cultura e Fundamentos da Sustentabilidade”.
A busca por grupos teatrais da região tem por objetivo estimular produtores culturais locais, estimular profissionais que trabalham com arte e contribuir para o fortalecimento do teatro. Assim, a CERAN dará prioridade a grupos teatrais que atuam nos municípios de sua área de abrangência e também da Serra Gaúcha.
Para participar, os grupos teatrais deverão cumprir os seguintes requisitos:
· Dispor de, no mínimo, um integrante do grupo (preferencialmente dirigente ou representante legal) com graduação em artes cênicas/teatro, ou com mestrado na área.
· Dispor de empresa registrada em território nacional, com toda documentação fiscal e trabalhista atualizada.
· Ter, no mínimo, dois anos de existência legal (Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral no CNPJ).
Além desses requisitos, será exigida a apresentação dos seguintes documentos:
· Cópia de CPF e RG do dirigente/representante da empresa.
· Cópia de CPF e RG do representante artístico da empresa (profissional com formação em artes cênicas/teatro).
· Cópia do certificado de conclusão de curso do representante artístico.
· Cópia de registro trabalhista ou documento que comprove o vínculo profissional do representante artístico com a empresa (no caso em que o dirigente legal seja diferente do representante artístico).
· Contrato social ou estatuto de fundação da empresa.
· Certidão de regularidade do FGTS.
· Certidão negativa de débitos trabalhistas.
· Relatório de comprovação de atividades no segmento cultural/teatral composto por descrição de eventos, fotos, vídeos, cópias de reportagens/materiais de divulgação, nomes de ministrantes/apresentadores.
Os grupos teatrais interessados em participar do processo de seleção deverão encaminhar documentos para ambos os e-mails [email protected] e [email protected].