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Prolongamento da BR-448 perde mais uma oportunidade de sair de papel

Obra que prevê o asfaltamento de 18, 7 quilômetros entre Sapucaia e Portão perdeu R$ 10 milhões em emendas parlamentares por falta de projeto.

Marcelo Dargelio
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
26/08/2019 às 13h40 Atualizada em 28/11/2019 às 19h37
Prolongamento da BR-448 perde mais uma oportunidade de sair de papel
Divulgação

Aguardada por quem se desloca entre Bento Gonçalves, Caxias e o Vale do Sinos, a ampliação da BR-448, a Rodovia do Parque, de Sapucaia até Portão perdeu um recurso considerável e , mais uma vez, vai entrar na fila para ver se um dia sairá do papel. No fim do ano passado, a bancada gaúcha no Congresso Nacional destinou R$ 10 milhões em emenda parlamentar para a extensão de 18,7 quilômetros da rodovia, o que encurtaria a viagem até Porto Alegre. Porém, por falta de projeto e tempo hábil, a verba para esta obra foi perdida. 

Os R$ 10 milhões foram incluídos no orçamento de 2019. Porém, como não há tempo hábil para utilização desta verba até o fim do ano, a alternativa encontrada pelos deputados e senadores foi encontrar obras em andamento para repassar o montante. Atualmente, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) tem um contrato em vigor para realização de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da ampliação. Depois disso, a autarquia ainda precisa lançar o edital para contratar a montagem do projeto. Somente depois destas etapas é que se pode contratar a empresa que fará a obra, quando os recursos dos parlamentares seriam usados. E estas ampliação, se sair do papel, deverá consumir aproximadamente R$ 1 bilhão.

Mais de seis anos de promessas

A obra chegou a ser anunciada pela então presidente Dilma Rousseff, em 2013, meses depois da inauguração dos 21 quilômetros da BR-448 entre Porto Alegre e Sapucaia, e teve licitação lançada no ano seguinte. O edital, no entanto, foi cancelado e desde então nunca mais foi publicado.

Dos R$ 28 milhões das emendas parlamentares, R$ 18 milhões foram transferidos para a manutenção das rodovias federais do Rio Grande do Sul e outros R$ 10 milhões para a duplicação da ponte do Rio dos Sinos, na BR-116. Esta última obra pode ser executada a qualquer momento, pois o Dnit já tem uma empresa contratada para realizar o serviço.

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