10°C 21°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Empresas que mais colaboram com projetos sociais no RS são homenageadas

A Secretaria Estadual de Assistência Social (SAS) promoveu o reconhecimento na Sala de Música do Multipalco Eva Sopher, em Porto Alegre.

03/12/2023 às 14h50 Atualizada em 04/12/2023 às 07h48
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS
Compartilhe:
A cerimônia também comemorou os 21 anos do Programa de Incentivo à Inclusão e Promoção Social (Pró-Social) -Foto: Fredy Vieira/Ascom SAS
A cerimônia também comemorou os 21 anos do Programa de Incentivo à Inclusão e Promoção Social (Pró-Social) -Foto: Fredy Vieira/Ascom SAS

A Secretaria de Assistência Social (SAS) promoveu, na quinta-feira (30/11), na Sala de Música do Multipalco Eva Sopher, uma cerimônia comemorativa aos 21 anos do Programa de Incentivo à Inclusão e Promoção Social (Pró-Social). O evento, em parceria com a Fundação Gerações, homenageou as 21 empresas que mais aportaram recursos para o desenvolvimento de projetos sociais.

Durante a cerimônia, que contou com a participação de representantes das empresas homenageadas e das entidades beneficiadas, o titular da SAS, Beto Fantinel, reforçou a importância do programa para o Estado e lembrou que, embora o momento seja de comemoração, ele exige reflexão. “Precisamos ser propositivos quanto ao futuro do Pró-Social, para que possamos avançar na organização do terceiro setor e ter mais políticas públicas para a área social”, enfatizou.

Fantinel ainda salientou o fato de o programa dialogar, diretamente, com enfrentamento das vulnerabilidades sociais. Para ele, é necessário que as empresas sigam apostando. “Precisamos fazer com que a comunidade conheça, mas precisamos ajudar o terceiro setor a se organizar e a buscar recursos. O apelo que eu faço é que possamos continuar apostando no programa. Precisamos reconhecer aqueles que acreditam, propõem, transformam e ajudam a melhorar a sociedade gaúcha. Muito obrigado por acreditarem que nosso Estado pode ser mais inclusivo, vocês estão ajudando a construir uma história diferente”, complementou.

A chefe de divisão do Pró-Social, Gisa Nunes, frisou que a data é muito significativa, por marcar a “maioridade real” do programa. “Para se trabalhar com pessoas e para as pessoas é preciso que haja muito amor. Nós, da equipe, trabalhamos com muita dedicação e carinho. E, hoje, estamos homenageando as 21 empresas, por região do Estado, que acreditam e que pensam na área social. A área social não representa mais a minoria, mas sim, a maioria. Então, o meu sincero agradecimento a todos que contribuíram nesses anos.”

O diretor da Fundação Gerações, Marc Deitos, reforçou o compromisso e o desejo da fundação em seguir com a parceria. “É uma honra representar a fundação em uma data tão significativa e emocionante para nós. Hoje estamos celebrando 21 anos do Pró-Social, uma política pública inovadora e protagonista”, salientou.

Em nome das empresas homenageadas, a gerente corporativa de Responsabilidade Social da Randon, Maurien Barbosa, destacou: “Em todos esses anos do Pró-Social, nós conseguimos desenvolver bons projetos, com uma capilaridade muito grande. Por isso, gostaria de agradecer a oportunidade de falar em nome das 21 empresas e colocar a Randoncorp à disposição para desenvolvermos uma área social que abranja mais cidades e que se fortaleça cada vez mais”.

Atualmente, existem 30 projetos tramitando no programa, os quais chegam a cerca de R$ 17 milhões em incentivos. Ao longo dos últimos três anos, o Pró-Social atendeu, indiretamente, mais de 500 mil pessoas no Estado, o que corresponde a 5,33% da população gaúcha.

Pró-Social

O Pró-Social estimula a parceria e a colaboração entre empresas, organizações da sociedade civil e administração pública estadual para o desenvolvimento de projetos sociais e de inclusão e promoção social, mediante utilização de incentivo fiscal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e de Serviços (ICMS).

O programa prioriza ações que busquem subsidiar iniciativas capazes de garantir meios, capacidade produtiva e de gestão para melhoria das condições gerais de subsistência, da qualidade de vida e da organização social de comunidades em situação de vulnerabilidade. Também faz parte do escopo do Pró-social o desenvolvimento de projetos que promovam a segurança alimentar e nutricional sustentável ou que realizem obras.

Texto: Andrea Ortis/Asscom SAS
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários