O Coletivo Nest Panos está completando 10 anos de atividade em Bento Gonçalves. E, para comemorar, o grupo mais uma vez protagoniza ações de fomento da cultura Hip Hop na Serra Gaúcha. Dessa vez a cena acontece em um final de semana inteiro de muita cultura urbana, com direito a show nacional e mais uma edição do Maratona Urbana.
Criar a Nest Panos e divulgar a cultura do Hip Hop no ano de 2009 realmente não foi uma tarefa fácil. A cultura não era bem vista aos olhos do público e muitos artistas eram considerados marginais por dançarem e cantarem nas ruas, Mesmo assim, um grupo de amigos decidiu encarar o desafio e cravar a bandeira da cultura urbana na Capital do Vinho. “São 10 anos acreditando na batalha, e fazendo o Hip Hop expandir, não só em Bento Gonçalves, mas em todo Brasil” destaca William Ballestrin, um dos criadores da Nest. “A ideia da Nest é e sempre foi fazer o Hip Hop ter voz no estilo nós por nós” completa Pedrinho Festa, também criador da Nest Panos.
No sábado, 17, a Nest Panos traz à Bento Gonçalves os manos do Síntese Rap, grupo que vem diretamente do Vale do Paraíba, em São Paulo, berço do Hip Hop brasileiro. A apresentação irá acontecer na própria loja da Nest Panos, Rua Xingu 910, no Bairro São Bento, a partir das 15h, com entrada gratuita. O grupo apresenta uma proposta de “música sagrada” que trabalha em suas letras espiritualidade, fé, perdão e positividade. “Leia o que te faz querer amar quem te odeia” – Novo Dia e “Pior não é morrer, é não viver e ter que respirar, já que viver é transpirar” de Se Escute, provam isso . A “fórmula” tem feito sucesso, tanto pelo número de seguidores e ouvintes que ultrapassam os 100 mil em cada uma das suas redes sociais, quanto pela crítica especializada tendo ficado em 2016 entre os 5 melhores álbuns de RAP nacional segundo a revista Rolling Stones e feito um recorde de 117 Shows em 2017.
Cultura para as comunidades
Já no domingo, 18, vai rolar a segunda edição do Maratona Urbana 2019. Esse é um projeto também dos manos e manas da Nest Panos, que pelo terceiro ano consecutivo está passando em diversos bairros levando uma programação de oficinas e atividades de arte e cultura urbana. Nesta edição, a atividade acontece no Bairro Municipal e vai oferecer para a comunidade oficina de graffiti e Dj, além de batalhas de dança. Também será distribuído lanche para os participantes de projetos sociais em que o coletivo atua. O evento inicia às 14h, na Rua Nunciante Antinolfi, junto à praça onde se localiza o Ceacri Carrosel Da Esperança.