Faltando cerca de um ano para a definição dos candidatos às eleições municipais 2020, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) anuncia que pode adotar uma nova postura em relação ais postulantes ao cargo de prefeito. A entidade deve abrir espaço apenas para candidatos que estejam alinhados com os objetivos e projetos de seus associados. A posição surgiu durante o painel de 105 anos do CIC-BG, realizado na manhã desta segunda-feira, 29.
A decisão é polêmica, mas mostra uma tendência nas próximas eleições municipais: uma participação mais ativa da classe empresarial na política bento-gonçalvense. O assunto foi puxado pelo presidente da entidade, Elton Paulo Gialdi. Para ele, o CIC-BG deve abrir espaço em palestras e debates para candidatos que estejam alinhados com o perfil da entidade. Gialdi destaca que, mesmo que sofra críticas, a classe empresarial precisará se posicionar daqui pra frente para garantir o desenvolvimento da cidade. "Por muito tempo os empresários não quiseram saber de política e permitiram que a cidade fosse administrada nem sempre da melhor forma. Está na hora de termos uma participação mais ativa nas decisões políticas do nosso município", destacou o presidente.
O mesmo pensamento foi apresentado pelos empresários Jordano Zanesco e Eurico Benedetti, que entendem que este alinhamento se faz necessário. Na oportunidade, o presidente Elton Gialdi garantiu que não tem a pretensão de ser candidato a prefeito, mas vai se colocar à disposição para ajudar nos projetos de desenvolvimento da cidade.
Este posicionamento do CIC-BG para ser colocado em prática, precisará da aprovação do Conselho Superior. Elton Gialdi garante que esta é a sua posição pessoal, mas acredita que a maioria dos empresários tem este mesmo pensamento. "Precisamos trabalhar para evitar que nossa cidade não tenha um alinhamento administrativo que possamos nos arrepender depois. Temos que participar do processo ativamente", finalizou o presidente.