Até a definição oficial dos novos conselheiros tutelares de Bento Gonçalves, muitas polêmicas ainda estarão rondando as eleições. Além da cassação de três candidatas, a nova informação é que a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Maria da Graça, está afastada do cargo após uma denúncia envolvendo outro nome de um dos eleitos ao cargo de Conselheiro Tutelar.
De acordo com informações recebidas pela reportagem do NB, a presidente do COMDICA teria compartilhado em suas redes sociais no dia 30 de setembro - data em que não poderia mais fazer campanha eleitoral - o verso de um santinho com informações sobre as urnas de votação porém, na imagem, aparecia o número do candidato Leonides Lavinick.
Contudo, a denúncia foi realizada após o período permitido (que era de 02 a 06 de outubro) e a Comissão Eleitoral do Conselho Tutelar entendeu que o candidato não tinha culpa do ocorrido e o caso foi arquivado, mas a Presidente não foi inocentada, sendo afastada do cargo pelo Ministério Público enquanto continuam com as investigações.
A informação do afastamento da presidente não foi confirmada diretamente, contudo, a assessora administrativa do COMDICA, Michele Zimpel, respondeu que "atualmente a presidência está sendo exercida pelas vice-presidentes e quaisquer outras informações devem ser buscadas diretamente com a Maria da Graça," destaca Zimpel.
A Reportagem entrou em contato com Maria da Graça que respondeu, de forma sucinta, que não está mais na presidência "por motivos particulares" e que "não tinha nada a declarar".
Mín. 11° Máx. 31°