Durante os 11 dias de realização da Expobento/Fenavinho, o estande do Tacchini Sistema de Saúde recebeu a visita de mais de 9 mil pessoas que se interessaram em conhecer os projetos do Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS). O objetivo da mostra foi disseminar a informação quanto a prevenção do câncer de intestino e câncer do pulmão, regiões que têm um alto índice da doença em Bento Gonçalves.
Mostrando ao público o circuito da campanha ‘Juntos contra o Câncer’, o ITPS e o Instituto do Câncer do Hospital Tacchini mostraram mais uma vez a estrutura do Intestino Gigante e neste ano a nova atração foi o Pulmão Gigante, tendo de um lado um pulmão danificado pelo fumo e do outro, um órgão sadio. Nesta edição, 5.749 pessoas visitaram o Intestino Gigante e outras 3.444 conheceram o Pulmão Gigante.
Paralelo a isso, muitos desses visitantes foram abordados pelas equipes do ITPS, podendo realizar gratuitamente exames para detecção precoce das duas patologias. Para detecção do câncer de intestino, o ITPS possibilita a realização de exame de sangue oculto nas fezes; já o rastreamento do câncer de pulmão será realizado através de consulta com pneumologista e realização de exame de tomografia torácica de baixa dose.
Passada a Expobento, o Instituto continuará a oferecer os exames e, para participar, as pessoas interessadas devem entrar em contato com o Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde, através do telefone 54 3455-4333, ramal 1125 ou pelo e-mail instituto.pesquisa@tacchini.
Câncer de Pulmão:
- Terceira maior incidência em homens e a 5ª maior em mulheres.
- 9 em cada 10 pacientes apresentam estágio avançado da doença ao diagnóstico e são fumantes.
Sobre o tabagismo
- Oito em cada 10 fumantes iniciaram o hábito antes dos 18 anos.
- O tabagismo passivo é considerado risco para doenças.
- Terapias para parar de fumar tem se demonstrado efetivas.
- O risco de doença reduz com o passar dos anos após parar de fumar.
Câncer de Intestino
- Quarta maior incidência em homens e a terceira incidência em mulheres.
- Seis em cada 10 pacientes apresentam estágio avançado da doença quando diagnosticada.
- Hábitos saudáveis ajudam a reduzir o risco para a doença.