Uma feira para fazer boas compras e uma festa para brindar o vinho brasileiro. Integradas, a 29ª ExpoBento e a 16ª Fenavinho ofereceram uma programação repleta de atrativos para 253.491 visitantes durante os dias 13 a 23 de junho, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Esse público foi responsável por movimentar pelo menos R$ 40 milhões em negócios junto aos 478 expositores participantes desta edição (52% de Bento Gonçalves e 48% de outras localidades e Estados). Além de boas compras, o visitante apreciou, sem moderação, literalmente, o produto ícone que faz da cidade a Capital brasileira do vinho: no período, foram comercializadas 15.344 garrafas de vinhos, espumantes e sucos, o que significa mais de R$ 500 mil em venda de doses e garrafas diretamente aos visitantes.
"Nosso sentimento é de gratidão: pelos resultados alcançados com a 29ª ExpoBento e 16ª Fenavinho, pelo comprometimento dos expositores, pela adesão do público e, também, pela acolhida da comunidade, que abraçou conosco a causa da retomada da Festa Nacional do Vinho e tornou possível realizarmos uma grande feira e uma bela festa", avalia Elton Paulo Gialdi, presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, entidade promotora dos eventos.
A sensação de orgulho e de dever cumprido diante dos resultados conquistados marcaram, também, o pronunciamento de despedida do diretor geral da 29ª ExpoBento, Rogério Capoani. "Que dia especial para podermos comemorar e agradecer a todos – e foram muitos – os que contribuíram com o êxito desse grande projeto. Nossa missão frente a 29ª ExpoBento e 16ª Fenavinho vai se encerrando com o sentimento de felicidade por termos feito parte de feitos vitoriosos como este. Um novo ciclo, com pessoas novas, se iniciará – e um único e grande objetivo se manterá: trabalhar pelo bem-estar e sucesso coletivo nos negócios e nas vidas das pessoas envolvidas com todo este processo", disse.
A 30ª edição da ExpoBento e a 17ª Fenavinho estão confirmadas para ocorrer de forma integrada, mais uma vez, de 05 a 14 de junho de 2020, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
Fórmula da Fenavinho agradou
Cercado de expectativa, o tão aguardado retorno da Festa Nacional do Vinho – depois de oito anos da realização de sua última edição – agradou. Integrada à 29ª ExpoBento sob a forma de uma vila típica de 3 mil metros quadrados, com cerca de 20 vinícolas e opções de gastronomia típica italiana, a Fenavinho transformou-se em um acolhedor espaço de celebração, ideal para apreciar bons vinhos, espumantes e sucos, acompanhados por pratos saborosos e apresentações musicais contemporâneas. "Criamos um ambiente aconchegante para apresentar aos visitantes a qualidade dos vinhos, espumantes e sucos brasileiros. O resultado veio por dois indicadores muito fortes: o público, que lotou a Fenavinho, e o consumo. Estamos muito felizes com os resultados alcançados, um excelente passo de retomada rumo à consolidação definitiva dessa querida festa", disse Diego Bertolini, coordenador do Comitê da 16ª Fenavinho – ao lembrar, também, do sucesso da reinauguração do Vinho Encanado (nos dois fins de semana que antecederam a festa) e do Desfile de Carros Alegóricos, integrando distritos e comunidade ao projeto.
Retornos para a cidade e região
A geração de resultados decorrentes da ExpoBento e Fenavinho ultrapassa os limites do Parque de Eventos. Além dos expressivos números de negócios diretos gerados durante os 11 dias de feira e do consumo de vinhos no período, outros segmentos da economia se beneficiaram com a realização de feira e festa. O setor hoteleiro local, por exemplo, registrou taxa de 95% de ocupação no feriado prolongado de Corpus Christi. No primeiro fim de semana de ExpoBento e Fenavinho, a utilização de leitos ficou na casa dos 63%. Nos dias de semana, a ocupação foi de 45%. "A Expobento e a Fenavinho superam expectativas: a feira confirmando a diversidade multissetorial, e a Fenavinho com uma retomada em alto estilo, ambas promovendo a cidade, a cultura, o turismo, divulgando nossos produtos, gerando negócios para todos", comenta Vicente Perini, presidente do SEGH Região Uva e Vinho.
Indicadores como esse corroboram a importância do resgate e continuidade da Fenavinho. "De ânimo renovado e braços abertos, Bento Gonçalves celebra a retomada festa que deu à cidade o título de Capital Nacional do Vinho. Unida com a Expobento, a Fenavinho trouxe para os pavilhões um público orgulhoso, e empolgado em celebrar o empreendedorismo, a cultura, tradição e os nossos vinhos. Encerramos hoje um evento de sucesso, que ficará marcado na história e na memória de todos", destaca o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin.